Pular para o conteúdo

Geral

MPs reúnem mais de 400 pessoas em MT em comemoração ao Dia do Estagiário

Evento realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com os Ministérios Públicos do Trabalho e Estadual contou com transmissão ao vivo pelo canal do MPF no YouTube

Data: 19/08/2025 • 19:50 Unidade: Procuradoria da República em Mato Grosso
Foto panorâmica do interior do teatro da UFMT mostra o local com quase todos os assentos ocupados.

A 1º Jornada de Diálogos Jurídicos dos MPs, realizada na noite desta segunda-feira (18), celebrou o Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto. Mais do que uma celebração, o evento propôs um olhar mais atencioso sobre o funcionamento, as atribuições e a forma de atuação destes três ramos do Ministério Público, de forma que o público-alvo – estagiários e estudantes -, pudesse ter um primeiro contato com temas de relevância, que tem transformado a maneira como estes órgãos atuam na defesa de direitos.

A abertura foi feita pelo servidor do MPF/MT Tiago Monteiro de Assunção. Tiago é cantor e toca violão na banda The Xomanos. Na ocasião, ele tocou três músicas, mesclando sucessos regionais e nacionais. cancões que deram o tom descontraído do evento.

Diálogos - Quatro painéis de discussão abordaram desde a complexidade do combate à escravidão contemporânea até a atuação conjunta entre os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT) na defesa do Meio Ambiente, passando pelas particularidades dos crimes cibernéticos e pelo uso da Inteligência Artificial (AI) como ferramenta de realização da Justiça. Procuradores, promotores e uma auditora-fiscal do trabalho participaram dos debates.

O painel de abertura, "O papel da Inteligência Artificial na promoção da justiça sob a ótica do Ministério Público", teve a participação do promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto. Ele utilizou exemplos da cultura pop, incluindo um áudio falso produzido por IA, a partir de um texto elaborado por ele mesmo, para ilustrar a seriedade do tema de forma acessível ao público.

Em seguida, o painel sobre "Enfrentamento dos Crimes Cibernéticos pelo Ministério Público" reuniu a procuradora regional da República Fernanda Teixeira Souza Domingos e os promotores de Justiça Fabrício Miranda Mereb e Leoni Carvalho Neto para debater as dificuldades encontradas pelos ramos do MP nessa temática.

Outro destaque foi o painel sobre "A atuação do Ministério Público contra a Escravidão Contemporânea", com a presença do procurador do Trabalho Allysson Feitosa Torquato Scorsafava, do procurador regional da República Emerson Kalif Siqueira e da auditora-fiscal do Trabalho Flora Regina Camargos Pereira.

A jornada foi encerrada com a mesa de debates "Ministérios Públicos e a Defesa do Meio Ambiente", que abordou a complexidade e a intersetorialidade da tutela do meio ambiente com outras áreas de atuação do Ministério Público, como a saúde, as condições de trabalho, a repressão criminal e tutela indígena. Participaram da discussão os procuradores Bruno Choairy Cunha de Lima, Marcelo Caetano Vacchiano e Emerson Kalif Siqueira.

"Da complexidade do combate à escravidão contemporânea à atuação conjunta entre os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT) na defesa do Meio Ambiente, passando pelas particularidades dos crimes cibernéticos e pelo uso da Inteligência Artificial (AI) como ferramenta de trabalho da Justiça, abordamos de tudo um pouco", concluiu o procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi.

Sorteio de Livros - O evento contou com o sorteio de 20 livros doados por procuradores e procuradoras da República. São eles: André de Carvalho Ramos, Cleber de Oliveira Tavares Neto, Denise Neves Abade, Douglas Fischer, Fernanda Teixeira Souza Domingos, Galtiênio da Crus Paulino, Marco Mazzoni, Maria Beatriz Ribeiro Gonçalves, Pedro Henrique Oliveira Kenne da Silva, Pedro Jorge Costa, Pedro Melo Puchain Ribeiro, Ramiro Rockenbach, Ruy Nestor Bastos Mello, Sérgio Cruz Arenhart.

Youtube - Quer assistir o evento pela primeira vez ou assistir novamente? Acesse nossa página no YouTube: https://www.youtube.com/live/ZA3DqXfindU