Meio Ambiente
MPF participa da 1ª reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Realizada nesta terça (27), a reunião trouxe como pauta a implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA)
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso participou da primeira reunião ordinária do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FMTCIA). Realizada nesta terça (27), a reunião trouxe como pauta a implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) nos municípios prioritários de Mato Grosso, de acordo com o Plano Nacional de Saúde de 2025: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pedra Preta, Primavera do Leste e Sorriso.
Os procuradores da República Gabriel Infante, titular do Ofício Ambiental - Agrotóxicos e coordenador do FMTCIA e Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, titular do Ofício Cidadania/Saúde; e as doutoras Márcia Montanari, professora e pesquisadora do NEAST/UFMT, e Eliane Ignotti, coordenadora Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, participaram da reunião na sede do MPF.
Remotamente, participaram o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE) e coordenador-substituto do FMTCIA, Dr Marcelo Vacchiano; o procurador da República em Mato Grosso do Sul e integrante do Fórum em seu estado, Dr Marco Antônio Delfino; além de uma grande equipe da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, dentre eles as dras. Suzi Monte da Cruz, Vera Lúcia e Marlene da Costa Barros; bem como outras pessoas envolvidas na temática.
Apesar de ter sido requisitada a presença virtual das oito secretarias de saúde pelo Ministério Público Federal, na pessoa do Procurador da República coordenador do FMTCIA, com a confirmação de todas, somente a equipe de Campo Novo do Parecis esteve presente à reunião, o que demonstra a dificuldade em tratar adequadamente o tema no estado de Mato Grosso.
Segundo Gabriel, Infante, será marcada uma reunião de continuação, com nova requisição de participação virtual de todos os ausentes.