Pular para o conteúdo

2023

Ação 03/2023: Definir mecanismos de articulação institucional, no contexto da cadeia de comercialização de pedras e metais preciosos, em matéria de supervisão do cumprimento dos deveres de PLD/FTP estabelecidos nos arts. 10 e 11 da Lei nº 9.613/1998.

Proponente: Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF

Coordenação: ANM, COAF

Colaboradores: AJUFE, ANPR, BCB, CAIXA, CGU, CNMP,  DRCI, MPF, PF, PGFN, RFB, SAL/MJSP, SENASP/MJSP.

Convidado: IBAMA, ICMBio, MMA, MME. 

Resultados:

1. Mapeamento das medidas prioritárias a serem adotadas pelos órgãos participantes visando aperfeiçoar o processo de supervisão de PLD/FT sobre a cadeia de comercialização de pedras e metais preciosos e os mecanismos para o incremento do fluxo de informações entre supervisores e órgãos de investigação.

2. Proposição de workshop no âmbito da Enccla, no primeiro trimestre de 2024, para debater o atual cenário de suspenção da presunção de legalidade do ouro adquirido e da boa-fé do adquirente, decorrente da decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 7345, referendada pelo Plenário do STF, e os impactos sobre a atuação dos órgãos supervisores e agentes da cadeia de comercialização de pedras e metais preciosos.

 

Ação 10/2023: Elaborar diagnóstico dos riscos de fraude e de corrupção associados à grilagem de terras e propor medidas para fortalecer os mecanismos de controle e a transparência dos registros imobiliários e dos bancos de dados públicos sobre imóveis rurais

Proponente: Transparência Internacional Brasil (Associação Transparência e Integridade); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; GT A10/2022

Coordenação: AMPCON, MPF

Colaboradores: AGU, AJUFE, ANPR, CGU, CNJ, CNMP, CONACI, DRCI, MPDFT,  MPSP, PF, SAL/MJSP, SENASP/MJSP, TCU.

Convidado: IBAMA, TI BR.

Resultados:

1. Diagnóstico dos riscos de corrupção e lavagem de ativos associadas a grilagem de terras públicas na Amazônia, a partir de uma análise do arcabouço normativo e operacional de sistemas cadastrais públicos com natureza fundiária e ambiental (SNCR, SIGEF e SICAR).

2. Recomendações relativas a cartórios, sistemas públicos e transparência, a diversos órgãos.