Pular para o conteúdo

Meio Ambiente

Audiência pública em Bagé (RS) vai debater impactos do uso de agrotóxicos

Evento, promovido pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, será no dia 6 de outubro e abordará efeitos dessas substâncias na saúde e no meio ambiente

Data: 15/08/2025 • 16:40 Unidade: Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Homem de avental preto pulverizando vegetais no jardim com herbicidas (Foto:prostooleh/Freepik)

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCia) – formado por 78 instituições, incluindo o Ministério Público Federal (MPF) – promove, no próximo dia 6 de outubro, audiência pública para debater os impactos do uso de agrotóxicos na saúde, no meio ambiente e no cultivo de culturas sensíveis em Bagé (RS).

A audiência tem o apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Dom Pedrito, e irá acontecer no Palacete Pedro Osório, situado na Avenida Tupi Silveira, n.° 1436 - Centro, Bagé, a partir das 13h.

A Audiência Pública tem por finalidade informar, receber informações, denúncias e propor encaminhamentos a respeito dos impactos do uso de agrotóxicos no Estado do Rio Grande do Sul como um todo e especial em relação aos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Piratini, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.

O evento é aberto ao público, independentemente de inscrição prévia para participar, respeitando-se a capacidade limite do auditório de 200 lugares. O público poderá se manifestar oralmente mediante inscrição prévia ou feita durante o evento, respeitada a limitação estabelecida no edital.

Iniciativa multidisciplinar – O Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos é uma iniciativa multidisciplinar que reúne entidades como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MP/RS) para combater os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais.

Formado por 78 instituições, é coordenado pelo procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, tendo como adjuntas as procuradoras da República Ana Paula Carvalho de Medeiros e Suzete Bragagnolo (MPF/RS), a procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (MP/RS), além do engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo, representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Clique aqui para ver a íntegra do edital

Serviço
Audiência Pública sobre impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente
Data: 6 de outubro de 2025
Horário: a partir das 13h
Local: Palacete Pedro Osório - Avenida Tupi Silveira, n.° 1436 - Centro, Bagé (RS)