Pular para o conteúdo

Geral

MPF abre cadastro para instituições interessadas em participar de programa de destinação de bens e valores

Procuradores da República irão avaliar propostas enviadas ao MPF e verificar se as entidades cadastradas tem condições de receber bens e valores decorrentes da atuação finalística do órgão

Data: 10/03/2025 • 13:00 Unidade: Procuradoria da República em Mato Grosso
Banner com fundo coberto por uma imagem onde se vê uma mão feminina segurando uma caneta feita com material de cor preta, assinalando um campo de um documento. Sobre a foto, letras azuis nas quais se lê Chamamento e cinzas onde se lê público.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso abriu chamamento público com o objetivo de oportunizar o cadastramento prévio de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e de instituições, entidades e órgãos públicos federais, estaduais, distritais ou municipais, com vistas ao recebimento de bens e valores decorrentes da atuação finalística do órgão.

A Procuradoria da República em Mato Grosso (PR/MT) receberá as solicitações enviadas pelas entidades, que passarão a compor cadastros regional e nacional disponíveis aos membros do MPF para destinação de bens e valores.

Os interessados devem requerer sua inscrição por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição e Termo de Adesão ao Edital acessível via o endereço eletrônico https://www.mpf.mp.br/mt/institucional/destinacao-de-bens-e-valores.

Dentre os documentos exigidos, estão atos constitutivos, em se tratando de entidades e organizações da sociedade civil; documento de identificação do responsável legal da pessoa jurídica de direito privado, bem como atos de eleição, nomeação ou procuração do respectivo responsável; reconhecimento de utilidade pública, se houver; e etc.

A inclusão no cadastro não garante a destinação de bens e valores, prestando-se apenas a registrar a solicitação de cadastramento em banco de dados nacional que pode ser utilizado pelos membros do MPF na escolha do destinatário de bens e valores decorrentes de sua atuação finalística.

O cadastrado ou credenciado selecionado para ser destinatário de bens e valores celebrará Termo de Recebimento de bens e valores em reparação a lesão ou a danos coletivos. No caso de execução de projetos, o cadastrado ou o credenciado que for selecionado como destinatário de bens e valores, além de firmar Termo de recebimento de bens e valores em reparação a lesão ou a danos coletivos, deverá celebrar o Plano de Trabalho.

Edital e ficha de inscrição - O Edital Nº 1/2025 tornou público o processo de cadastramento com fundamento na Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, e em atendimento ao disposto no art. 12 da Resolução Conjunta CNJ/CNMP nº 10, de 29 de maio de 2024, e ao que foi estabelecido pela Portaria PGR/MPF nº 1.097, de 12 de novembro de 2024.

Para acessar o edital e baixar a ficha de inscrição, clique aqui.

Serviço - Outras informações sobre os requisitos para habilitação e demais condições inerentes ao cadastramento, bem como esclarecimentos de dúvidas e demais informações poderão ser obtidas na Procuradoria da República em Mato Grosso, por meio do telefone (65) 3612-5000 – ramal 5030, ou por meio do endereço eletrônico