Constitucional
3/6: MPF e ESMPU promovem seminário sobre enfrentamento das desigualdades no Brasil
Evento híbrido ocorre a partir do Rio de Janeiro e é aberto a públicos interno e externo
O Ministério Público Federal (MPF) na 2ª Região (RJ/ES) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promovem, em 3 de junho, das 9h às 16h30, o seminário “Como enfrentar as desigualdades no Brasil por meio de políticas públicas?”. Há possibilidade de participação presencial na sede no Rio de Janeiro (inscreva-se, v. endereço abaixo), e online, com acesso por plataforma de videoconferência (inscreva-se).
Com 6 horas-aula, o seminário tem como objetivo ampliar a compreensão dos participantes sobre a desigualdade e a política social brasileira e discutir como governos e Ministério Público abordam essas questões em suas agendas e discursos oficiais.
As vagas serão distribuídas entre membros e servidores do MPF, MPT, MPM, CNMP, MPs estaduais e público externo. As inscrições ficam abertas até a data da atividade para as duas modalidades. Não será permitida a inscrição simultânea nas duas modalidades, sob pena de cancelamento. O certificado será emitido para os participantes que atenderem ao requisito de frequência mínima de 85%.
Programação – O seminário está dividido entre palestras e debate de casos práticos. Os palestrantes são o analista de Comunicação do MPF Mario Luis Grangeia, doutor e mestre em Sociologia (UFRJ), e o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Marcos Hecksher, doutor e mestre em População, Território e Estatísticas Públicas (ENCE).
Para mais informações, consulte o edital, o edital retificado e o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail saac@escola.mpu.mp.br.
Seminário “Como enfrentar as desigualdades no Brasil por meio de políticas públicas?”
Inscrição: até 3 de junho, presencial (inscreva-se) e online (inscreva-se)
Período de realização: 3 de junho, das 9h às 16h30
Av. Alm. Barroso, 54, Centro, Rio de Janeiro/RJ e Zoom (link para inscritos)
9h – 10h30 | Desigualdades e políticas públicas: afinal, do que se trata?
10h30 – 12h | Desigualdades, políticas públicas e democracia no Brasil
...
13h30 – 14h30 | Debate de casos (1): Tributação, gasto público e as desigualdades
14h30 – 15h30 | Debate de casos (2): Políticas educacionais, Ministério Público e as desigualdades
15h30 – 16h30 | Conclusão: Quando o Estado age contra ou a favor das desigualdades?
Fonte: Secretaria de Comunicação Social/ESMPU