Pular para o conteúdo

Geral

MPF participa de evento para entrega de novos equipamentos de segurança no Aeroporto de Guarulhos (SP) nesta quarta

Cerimônia terá início às 10h; aparelhos foram fornecidos pela agência dos EUA de segurança em transporte

Data: 26/08/2025 • 21:59 Unidade: Procuradoria da República em São Paulo
Imagem mostra bagagem passando em equipamento de raio-x em aeroporto. Ao fundo, uma pessoa segura um passaporte na mão

O Ministério Público Federal (MPF) participa nesta quarta-feira, 27 de agosto, da cerimônia que marcará a entrega de novos equipamentos de segurança que entrarão em funcionamento no Aeroporto de Guarulhos (SP). O evento ocorrerá na sala de imprensa localizada no Terminal 2, a partir das 10h, e será aberto à presença de jornalistas. Os aparelhos reforçarão o monitoramento de passageiros e cargas no aeroporto, com o aperfeiçoamento dos trabalhos de identificação de drogas e materiais explosivos.

A chegada dos equipamentos é resultado de uma doação da Transportation Security Administration (TSA), agência do governo dos Estados Unidos para a segurança de transportes. O fornecimento foi definido sob acompanhamento do MPF, que realizou diversas reuniões com diferentes instituições e vem conduzindo procedimentos que tratam de melhorias no sistema de segurança do maior terminal de passageiros e cargas do Brasil. Os encontros tiveram a presença de representantes da concessionária GRU Airport, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Polícia Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Receita Federal e da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, entre outras autoridades.

Os termos da doação dos equipamentos foram estabelecidos em um memorando de entendimento firmado em 2023 pela TSA e a GRU Airport, administradora do aeroporto. Os aparelhos incluem scanners corporais, máquinas de raio-x e detectores de explosivos. Além de fornecer os itens, a TSA assumiu o compromisso de promover capacitações às equipes do aeroporto para operá-los.

“A segurança do aeroporto é uma prioridade para o MPF. Com esses novos equipamentos, o transporte aéreo atinge outro grau de confiabilidade. E a participação do MPF se deu justamente para assegurar esse momento, ou seja, o início da operação dos novos equipamentos de segurança doados ao aeroporto de Guarulhos, o maior da América Latina”, destaca o procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, que estará presente na cerimônia desta quarta.