Pular para o conteúdo

Geral

MPF prestigia posse do novo procurador-geral de Justiça do Pará

Procurador-chefe do MPF no Pará e procurador regional Eleitoral compareceram à solenidade

Data: 16/04/2025 • 00:30 Unidade: Procuradoria da República no Pará
A imagem é uma colagem vertical de duas fotos. À esquerda, um homem de terno cinza está sentado com as mãos juntas, olhando para a esquerda, em meio a outras pessoas em um evento formal. À direita, dois homens em vestes pretas cerimoniais estão em destaque durante uma assinatura oficial; um deles assina um livro em uma mesa de madeira, enquanto o outro observa, com outras pessoas assistindo ao fundo.

O procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, Felipe de Moura Palha, e o procurador regional Eleitoral, Alan Rogério Mansur Silva, prestigiaram, na segunda-feira (14), em Belém (PA), a cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Tourinho, a quem apresentaram votos de muito sucesso nos grandes desafios do cargo.

O evento, realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, reuniu autoridades civis e militares, membros do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), procuradores-gerais de Justiça de vários estados da federação, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da sociedade civil e convidados.

Tourinho assume a chefia do MPPA para o biênio 2025-2027, após ter sido o mais votado na eleição interna, com 298 votos, em 2 de dezembro de 2024. A posse ocorreu em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), presidida pelo então procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., a quem Tourinho sucede.

Como procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho terá entre suas atribuições encaminhar projetos de lei de iniciativa do MPPA ao Legislativo, praticar atos e decisões sobre questões relacionadas à administração e à execução orçamentária do MPPA e elaborar propostas de orçamento de custeio e investimento, além de outras atribuições previstas na Lei Orgânica do Ministério Público.

 

Com informações do MPPA