Pular para o conteúdo

Direitos do Cidadão

COP30: MPF garante participação de organizações sociais em audiência sobre acolhimento a migrantes em Belém (PA)

União, estado do Pará e município de Belém têm até a próxima sexta-feira (31) para prestar informações objetivas à Justiça Federal

Data: 27/10/2025 • 21:20 Unidade: Procuradoria da República no Pará
Um grupo de doze homens, em pé e sentados, posa para uma foto em um ambiente de escritório, com uma mesa branca à frente.

Após pedido do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Pará, a Justiça Federal recebeu, nesta segunda-feira (27), representantes de organizações e coletivos sociais que atuam no acolhimento a migrantes e no enfrentamento do tráfico de pessoas.

As instituições e coletivos participaram de audiência de conciliação em ação na qual o MPF pede a regulamentação do Conselho Estadual de Migrantes, Solicitantes de Refúgio, Refugiados e Apátridas e a estruturação da rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Pará.

A ação busca a reativação imediata de estruturas de apoio, destacando a urgência do tema diante da proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém.

Cinco pessoas sentadas ao redor de uma grande mesa de madeira em U, em uma sala de escritório, usando computadores e papéisPrazo até dia 31 - Após ouvir todas as partes e representações presentes na audiência, a Justiça Federal estabeleceu prazo até a próxima sexta-feira (31) para que a União, o estado do Pará e o município de Belém apresentem informações objetivas sobre o plano de implementação e reativação de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) em Belém.

Nesse mesmo prazo, a União, o estado do Pará e o município de Belém também terão que informar objetivamente quais medidas tomaram para o pleno funcionamento do Conselho Estadual de Migrantes, Solicitantes de Refúgio, Refugiados e Apátridas do Estado do Pará.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão no Pará, Sadi Machado, reforçou a necessidade de urgência na adoção dessas medidas e também na retomada das atividades do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Pará (Netp/PA), que se encontra desativado.


Ação Civil Pública nº 1052423-15.2025.4.01.3900

Consulta processual