Indígenas
Audiência pública promove diálogo sobre identificação e delimitação de Terra Indígena em Santarém (PA)
Evento será no dia 13 de fevereiro e vai tratar do estágio da identificação e delimitação da Terra Indígena Munduruku e Apiaká do Planalto Santareno
O Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vão realizar audiência pública para promover diálogo sobre o estágio do procedimento de identificação e delimitação da Terra Indígena (TI) Munduruku e Apiaká do Planalto Santareno, localizada em Santarém (PA). O evento será no próximo dia 13, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) no município.
De acordo com o edital da audiência pública, o evento busca promover um debate qualificado com a sociedade civil, órgãos estatais e entidades públicas, com o intuito de, a partir de manifestações sociais, análises e debates, reunir informações, subsídios e contribuições relevantes ao processo demarcatório e encaminhamento de ações pelo MPF.
As informações e contribuições colhidas durante o evento poderão subsidiar a elaboração do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) e instruir o processo administrativo da Funai sobre o tema.
Programação – Os trabalhos serão divididos em dois turnos:
• Manhã (8h30 às 12h30) – Composição da mesa; apresentação do Termo de Conciliação Judicial e da legislação pertinente; exposição sobre o estágio atual dos estudos técnicos de identificação e delimitação da TI; e compartilhamento de informações fundiárias disponíveis.
• Tarde (13h30 às 16h30) – Abertura de espaço para questionamentos dos participantes e apresentação de informações adicionais consideradas pertinentes.
Como participar – A audiência é aberta a toda a sociedade. Os interessados poderão manifestar-se oralmente ou por escrito. Para as manifestações orais, é necessário realizar inscrição prévia por meio de uma das seguintes modalidades:
Via e-mail: enviar mensagem para prpa-prmsantarem-gab1@mpf.mp.br com o assunto “Inscrição em Audiência Pública”, até às 19h do próximo dia 11.
Presencialmente: em formulário próprio disponibilizado no local da audiência.
As manifestações por escrito também podem ser enviadas para o mesmo endereço de e-mail dentro do prazo estipulado ou entregues durante o evento.
Ao final da audiência, a coordenação apresentará uma avaliação geral das contribuições e os encaminhamentos pertinentes. Uma ata circunstanciada será lavrada no prazo de 15 dias após o evento e juntada aos autos dos procedimentos administrativos.
Serviço:
O quê: Audiência Pública Conjunta (MPF e Funai) para promoção do diálogo sobre o estágio do procedimento de identificação e delimitação da Terra Indígena Munduruku e Apiaká do Planalto Santareno.
Quando: 13 de fevereiro de 2026.
Horário:
• Manhã: 8h30 às 12h30.
• Tarde: 13h30 às 16h30.
Onde: Auditório do Ministério Público do Estado do Pará, localizado na avenida Mendonça Furtado, 3991, bairro Liberdade, Santarém (PA).
Como participar (manifestação oral ou escrita):
Por e-mail: enviar solicitação para prpa-prmsantarem-gab1@mpf.mp.br com o assunto “Inscrição em Audiência Pública” até às 19h do dia 11 de fevereiro de 2026.
Presencialmente: preenchimento de formulário próprio no local, no dia do evento (para manifestações orais) ou entrega de documento escrito durante a audiência.