Pular para o conteúdo

Geral

PRR5 recebe exposição “Mulheres Invisibilizadas”

Mostra fica na recepção do edifício-sede da Procuradoria até 30 de maio

Data: 16/05/2025 • 17:30 Unidade: Procuradoria Regional da República da 5ª Região
Tela com fundo preto com letras em amarelo e o título mulheres invisibilizadas. Contornando a tela, estão fotos dos rostos das mulheres lembradas na exposição.

A Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5) está replicando a exposição “Mulheres Invisibilizadas”, criada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e trazida para a Unidade por meio do Núcleo de Apoio Operacional à PFDC na PRR 5ª Região (NAOP5). A mostra, inicialmente apresentada no Memorial do MPF, em Brasília, em homenagem ao Dia da Mulher, apresenta a trajetória de 30 mulheres de destaque na história brasileira, que, apesar de sua relevância, não são amplamente conhecidas.

O apagamento histórico dessas personagens é consequência de uma sociedade marcada pela desigualdade de gênero, que invisibiliza não apenas essas heroínas, mas também suas lutas, realizações e conquistas. A exposição faz um resgate histórico da importância dessas mulheres e busca criar uma conexão entre o passado e o presente, inspirando novas gerações de brasileiras.

A exposição acontece até o dia 30 de maio, no hall da recepção do edifício-sede da PRR5. "A mostra "Mulheres Invisibilizadas" foi uma excelente iniciativa do Grupo de Trabalho sobre Igualdade de Gênero, da PFDC. Trata-se de uma importante ação afirmativa, para a promoção da igualdade de gênero no Brasil. Com muito entusiasmo, o NAOP5 apresenta o conteúdo da exposição, primorosamente elaborado, na sede da PRR5", destaca o coordenador do NAOP5, o procurador regional da República Francisco Chaves.

Além da exposição física na recepção, reproduzida com apoio técnico da Ascom, a PFDC e o NAOP5 convidam todas as pessoas a conhecer a versão digital da mostra e o site sobre a Lei do Minuto Seguinte, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual.