Direitos do Cidadão
MPF participa de evento inclusivo em comemoração aos dois anos da Central de Intérpretes de Libras
Atuação reafirma compromisso da instituição com o atendimento acessível à comunidade surda no Rio Grande do Sul
O Ministério Público Federal (MPF) participou, no último domingo (19), das celebrações pelos dois anos da Central de Intérpretes de Libras (CIL), evento com foco na acessibilidade e inclusão da comunidade surda de Porto Alegre (RS). A programação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e contou com a oferta de serviços de saúde, assistência social e orientação cidadã.
Representaram o MPF no evento Janaina Lazzari Fiorin, servidora da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), tradutora e intérprete de Libras responsável pelo atendimento acessível da instituição, e Sandra Denise Correa, estagiária do MPF e surda sinalizante. Ambas atuaram na recepção de denúncias, reclamações e informações junto ao público presente.
"Foi uma oportunidade de reforçar a presença do MPF em espaços acessíveis e de escuta ativa, garantindo que a população surda tenha acesso real à Justiça e aos seus direitos", destaca Janaina Fiorin. A servidora atua regularmente nos atendimentos realizados pelas unidades da PRR4 e da PR/RS, que mantêm salas integradas de SAC, incluindo o suporte em Libras.
O convite para a participação no evento foi feito pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), entidade parceira do MPF na divulgação de canais acessíveis do MPF para pessoas surdas. A aproximação com a comunidade tem se intensificado nos últimos anos, com a ampliação dos canais de atendimento e a presença da instituição em eventos inclusivos.