Pular para o conteúdo

Direitos do Cidadão

Procuradora regional da República Eugenia Augusta Gonzaga recebe Medalha Manoel Fiel Filho

Medalha é concedida pelo Coletivo Memória e Democracia a pessoas e instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social

Data: 29/01/2026 • 16:02 Unidade: Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Foto mostra a procuradora Eugenia Augusta Gonzaga, uma mulher branca de roupa escura, com a medalha Manoel Fiel Filho nas mãos, no centro da foto, ao lado de dois homens de terno, um mais novo de óculos e terno cinza, e outro mais velho, de cabelos brancos e terno escuro.

A procuradora regional da República, Eugenia Augusta Gonzaga, presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, recebeu no dia 19 de janeiro a Medalha Manoel Fiel Filho. A medalha é concedida pelo Coletivo Memória e Democracia a pessoas e instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social. A entrega ocorreu durante um Ato em Memória dos 50 anos do assassinato do metalúrgico Manoel Fiel Filho pela Ditadura Militar.

Eugenia Gonzaga preside a comissão desde que ela foi recriada, em 2024. Ela já havia presidido a comissão entre 2014 e 2019, quando, em agosto daquele ano, foi exonerada do cargo pelo então presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, ela afirmou que via com apreensão a possibilidade de retrocesso nos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos em prol dos direitos das famílias das vítimas da ditadura. A comissão, criada em 1995, acabou extinta em 2022.

Para a procuradora, o ato em memória de Manoel Fiel Filho ressalta a importância de se manter viva a memória daqueles que resistiram à ditadura militar e que não puderam ver a volta da democracia no país. Metalúrgico e militante político, ele foi assassinado em 17 de janeiro de 1976, vítima da repressão. Segundo o presidente do Coletivo, Valter Paixão, a instituição da Medalha Manoel Fiel Filho é um tributo à luta incansável de um homem que deu a vida pela liberdade e pela justiça.