Geral
MPF apoia Dia da Internet Segura com investigações e educação contra a desinformação
Promovido pela SaferNet, o Dia da Internet Segura destaca ações que protegem os direitos humanos, cidadania digital, segurança online e educação midiática
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Como promover uma internet mais positiva? É o que propõe a SaferNet nesse Dia da Internet Segura (10), data que reúne países, instituições e pessoas para pensar como usar a internet de forma responsável e respeitosa. O Ministério Público Federal (MPF) apoia a iniciativa tanto pela investigação de crimes no ambiente digital quanto por ações de educação midiática com o projeto Manda a Real.
Criado pela Secretaria de Comunicação do MPF, o Manda a Real tem o objetivo de combater a desinformação e ajudar as pessoas a identificar conteúdos falsos na internet. O site mandaareal.mpf.mp.br traz dicas em formato acessível e linguagem simples, além de informações confiáveis sobre o Ministério Público e o Sistema de Justiça. Também é possível realizar um teste sobre erros comuns e, ao final, ter acesso a um Guia Prático de Combate à Desinformação.
Veja dicas simples que você encontra no Manda a Real:
- * Verifique quem publicou a informação e se o site é confiável;
- * Confira a data da publicação e se outros veículos da imprensa também noticiaram o mesmo assunto;
- * Desconfie de notícias que mexem com sua emoção, títulos bombásticos, mensagens com muitos erros ortográficos e pedidos urgentes para compartilhar;
- * Lembre-se: nem tudo que parece real realmente é, especialmente quando se trata de imagens, áudios e vídeos. Com o avanço da inteligência artificial, qualquer pessoa pode criar um conteúdo falso alterando uma imagem real ou fabricando um vídeo falso. Sempre pesquise na internet a informação que o conteúdo traz. Na dúvida, não compartilhe!
Dia da Internet Segura - No Brasil, o Dia da Internet Segura (segunda terça-feira do mês) é promovido pela organização não-governamental (ong) SaferNet Brasil, em parceria com outras instituições, para oferecer atividades e materiais que ensinam crianças e adultos a usar a internet de forma crítica e segura, abordando direitos humanos, cidadania digital, segurança online e educação midiática.
Parceria com o MPF - Desde 2017, o MPF mantém parceria com a SaferNet para receber e utilizar dados de denúncias encaminhadas pela SaferNet para investigar crimes que ocorrem no ambiente online, como abuso sexual de crianças e adolescentes e outras violações de direitos humanos, como o racismo. A ONG processa de 200 a 300 denúncias por dia com o Núcleo Técnico do MPF em SP, eliminando repetições. Somente em 2024, esse trabalho gerou cerca de mil procedimentos de investigação.
No ano passado, essa cooperação foi ampliada após a ONG assinar um acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que permite a todas as unidades do Ministério Público no país acesso às informações e dados coletados pela SaferNet. A cooperação também prevê ações e cursos de capacitação para os profissionais do MP para atuação mais eficaz na causa.
A SaferNet mantém o Canal Nacional de Denúncias www.denuncie.org.br, conveniado ao MPF, e o Canal de ajuda.org.br, o Helpline, para o acolhimento e orientação às vítimas de violência e outros problemas online. A SaferNet promove o uso seguro da internet com projetos educacionais como a Disciplina de Cidadania Digital.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf