Pular para o conteúdo

Geral

Exposição inclusiva “PGR sob olhares diversos" fica aberta à visitação até 12 de março

Mostra reúne 24 obras, entre fotografias e pinturas, expostas no Memorial do MPF em Brasília

Data: 06/03/2025 • 20:25 Unidade: Procuradoria-Geral da República
Arte com uma composição visual destacando o edifício da Procuradoria-Geral da República (PGR), com superfícies curvas de vidraças reflexivas em tons de cinza. Ao fundo, há uma arte abstrata vibrante com manchas de cores laranja, verde, azul e branco. À esquerda, está escrito "Exposição" em letras brancas. Abaixo, em destaque, lê-se "PGR sob Olhares diversos" em letras grandes e brancas.

O Ministério Público Federal (MPF) prorrogou, até 12 de março, o prazo de visitação da exposição "PGR sob Olhares Diversos: uma Proposta de Inclusão, Arte e Reconhecimento", que está em cartaz no Memorial do MPF, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. A mostra inclusiva reúne 24 obras, entre fotografias e pinturas, assinadas pelos artistas Bruno Moura, que tem Síndrome de Down, e Rafael Santos Bittencourt, jovem com autismo não verbal.

A exposição convida o público a enxergar a PGR por meio das lentes e pincéis desses artistas neurodivergentes, revelando detalhes, cores e perspectivas que passam despercebidos no cotidiano. Além de valorizar a diversidade na arte, a iniciativa busca promover a inclusão e ampliar o reconhecimento de talentos que desafiam barreiras.

A mostra busca ainda reforçar o compromisso do MPF com a acessibilidade, a diversidade e o estímulo à cultura como ferramenta de inclusão.

O Memorial MPF fica localizado na PGR (SAF Sul Quadra 4 Conjunto C). A visitação é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e o agendamento de visitas em grupo é feito pelo e-mail pgr-memorialmpf@mpf.mp.br.

Conheça os expositores

Bruno Carneiro Moura – Nasceu em Brasília, em 13 de março de 2002. Após concluir o ensino médio, Bruno foi introduzido no mundo do trabalho por meio de um estágio na Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe).

Por meio de um convênio da Cetefe com o Supremo Tribunal Federal (STF), ele foi selecionado para trabalhar como fotógrafo e se tornou o primeiro fotógrafo com síndrome de Down do STF. Em 2024, realizou sua primeira exposição: “STF pelos meus olhos”.

Rafael Santos Bittencourt – Nasceu em Brasília, em 9 de março de 2008. Sua mãe é analista de Comunicação do MPF desde 2004 e Rafael teve a oportunidade de conhecer o prédio da PGR desde bebê. Seu primeiro diagnóstico foi aos dois anos e se aprofundou ao longo dos anos com o agravamento do seu estado de saúde. Rafael tem autismo suporte nível 3 (severo) e começou a convulsionar aos oito anos de idade. Aos nove foi diagnosticado com mutação no gene DEAF1.

 

Serviço
Exposição "PGR sob Olhares Diversos"
Data: até 12 de março
Horário: 13h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Memorial MPF
Endereço: SAF Sul Quadra 4 Conjunto C, Brasília (DF)