Pular para o conteúdo

Geral

MPF participa de visita a instalações do aeromóvel que ligará a CPTM ao aeroporto de Guarulhos (SP)

People Mover deve entrar em operação em agosto; instituições estudam medidas que incentivem a população a utilizar a via

Data: 30/05/2025 • 19:30 Unidade: Procuradoria da República em São Paulo
Imagem mostra grupo de pessoas posando para foto na sala do centro de controle operacional do People Mover

O Ministério Público Federal (MPF) participou nesta quinta-feira, 29 de maio, de uma visita às instalações do chamado People Mover, aeromóvel que ligará a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao aeroporto internacional de Guarulhos (SP). O evento teve como objetivo apresentar o estágio atual de implementação da via e debater estratégias de atração do público para o uso do transporte após sua inauguração, prevista para agosto.

O empreendimento pretende agilizar o deslocamento dos passageiros, que hoje dependem de ônibus para cumprir o trajeto entre a estação de trem e os três terminais do aeroporto. Segundo o consórcio AeroGRU, responsável pela obra, o sistema terá quatro estações e capacidade para levar dois mil usuários por hora em cada direção. O transporte será realizado em uma via elevada de 2,7 quilômetros, por onde os trens circularão a partir de propulsão pneumática. O tempo estimado de viagem e espera é de seis minutos.

O procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, que integrou a visita nesta quinta, é titular de um procedimento do MPF para acompanhar a implementação do aeromóvel. O objetivo da apuração é garantir que a aplicação da parcela de recursos federais destinada à obra se reverta em benefícios à sociedade por meio da efetiva utilização do serviço. Para Göpfert, ao incentivar que passageiros usem o transporte público para chegar ao aeroporto, o People Mover poderá trazer impactos positivos à mobilidade urbana e ao meio ambiente.

“O conforto, a agilidade e a segurança do sistema integrado da Linha 13-Jade da CPTM e do aeromóvel são fatores importantes para que os usuários percebam o transporte público como uma alternativa mais vantajosa para acessar o aeroporto. À medida que o uso do People Mover se tornar mais disseminado, os benefícios não ficarão restritos aos próprios passageiros, uma vez que menos carros estarão em circulação e, consequentemente, haverá maior fluidez no trânsito e menor emissão de poluentes”, destacou o procurador.

“Mais de R$ 1,5 bilhão foram investidos na construção das linhas da CPTM e do People Mover que integram a ligação do centro de São Paulo ao aeroporto. O valor é elevado, mas corresponde à confiabilidade que o sistema trará para os passageiros. Pudemos perceber que todo o trajeto, desde a estação Luz até o aeroporto, é feito seguindo padrões operacionais que garantem previsibilidade e rapidez à viagem. O deslocamento leva 35 minutos e cumpre rigorosamente os horários previstos de partida dos trens”, completou Göpfert.

A visita teve início na estação Luz da CPTM, onde os participantes embarcaram na Linha 13-Jade com destino à estação Aeroporto Guarulhos. Lá, a comitiva foi recebida por representantes da Companhia e do consórcio AeroGRU. Os integrantes do grupo de visita puderam conhecer as características técnicas do People Mover e as ações que devem ser implementadas com o intuito de impulsionar o uso do aeromóvel. Eles também tiveram a oportunidade de conferir o funcionamento do centro de controle e dos veículos que percorrerão a via.

Além do MPF, da CPTM e da AeroGRU, estiveram presentes na visita representantes do Metrô de São Paulo, da GRU Airport (administradora do aeroporto de Guarulhos), da Socicam, da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias e das companhias Deutsche Lufthansa, Air Europa e Azul Linhas Aéreas. Os participantes pretendem constituir um grupo de trabalho que viabilize ações de marketing e outras medidas para ampliar a atratividade do People Mover.

Veja fotos da visita: