Geral
Após atuação do MPF, aeroporto de Guarulhos inicia operação de novos equipamentos de segurança
Aparelhos fornecidos pela agência dos EUA de segurança em transporte entraram em funcionamento nesta quarta-feira
O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta quarta-feira (27), da cerimônia que marcou o início das operações de novos equipamentos de segurança no Aeroporto de Guarulhos (SP). Scanners, máquinas de raio-x e detectores de explosivos entraram em funcionamento no terminal para reforçar o monitoramento de passageiros e cargas no maior terminal da Ampérica Latina. Os aparelhos foram fornecidos pela Transportation Security Administration (TSA), agência do governo dos Estados Unidos para a segurança de transportes, após tratativas que envolveram a atuação do MPF em conjunto com a administração do aeroporto e órgãos públicos do Brasil.
O procurador da República Guilherme Rocha Göpfert foi convidado a realizar a abertura da cerimônia, em reconhecimento à importância dos trabalhos do MPF para a implementação dos equipamentos e de outras medidas para aperfeiçoamento da segurança no terminal. Göpfert destacou o avanço que os dispositivos representam para o enfrentamento a ilícitos, como o tráfico de drogas e o transporte de explosivos. “Foi relevante esse apoio das autoridades americanas em prol da segurança aeroportuária. O MPF teve um importante papel na articulação do evento”, ressaltou.
Além do MPF, outras instituições públicas tiveram representantes presentes na cerimônia, como a TSA e a Polícia Federal. Os equipamentos foram instalados com sucesso e, durante o evento, todos puderam acompanhar a realização de testes, que demonstraram a eficiência dos dispositivos para a inspeção corporal e de bagagens no aeroporto.