Pular para o conteúdo

Geral

Após atuação do MPF, aeroporto de Guarulhos inicia operação de novos equipamentos de segurança

Aparelhos fornecidos pela agência dos EUA de segurança em transporte entraram em funcionamento nesta quarta-feira

Data: 29/08/2025 • 14:10 Unidade: Procuradoria da República em São Paulo
Imagem mostra homem falando em um púlpito ao lado das bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos

O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta quarta-feira (27), da cerimônia que marcou o início das operações de novos equipamentos de segurança no Aeroporto de Guarulhos (SP). Scanners, máquinas de raio-x e detectores de explosivos entraram em funcionamento no terminal para reforçar o monitoramento de passageiros e cargas no maior terminal da Ampérica Latina. Os aparelhos foram fornecidos pela Transportation Security Administration (TSA), agência do governo dos Estados Unidos para a segurança de transportes, após tratativas que envolveram a atuação do MPF em conjunto com a administração do aeroporto e órgãos públicos do Brasil.

O procurador da República Guilherme Rocha Göpfert foi convidado a realizar a abertura da cerimônia, em reconhecimento à importância dos trabalhos do MPF para a implementação dos equipamentos e de outras medidas para aperfeiçoamento da segurança no terminal. Göpfert destacou o avanço que os dispositivos representam para o enfrentamento a ilícitos, como o tráfico de drogas e o transporte de explosivos. “Foi relevante esse apoio das autoridades americanas em prol da segurança aeroportuária. O MPF teve um importante papel na articulação do evento”, ressaltou.

Além do MPF, outras instituições públicas tiveram representantes presentes na cerimônia, como a TSA e a Polícia Federal. Os equipamentos foram instalados com sucesso e, durante o evento, todos puderam acompanhar a realização de testes, que demonstraram a eficiência dos dispositivos para a inspeção corporal e de bagagens no aeroporto.