Pular para o conteúdo

Direitos do Cidadão

MPF acompanha políticas públicas para redução da mortalidade materna e neonatal em Sergipe

Após atuação do MPF, Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal retoma reuniões periódicas

Data: 28/05/2025 • 18:20 Unidade: Procuradoria da República em Sergipe
Imagem em preto e branco de uma barriga de mulher grávida, vista frontal. A mulher está com as duas mãos posicionadas sobre a barriga.

O Ministério Público Federal em Sergipe acompanha desde 2023 as políticas públicas para a redução dos índices de mortalidade materna e neonatal em Sergipe. “Nesse período, em âmbito estadual, acompanhamos as atividades do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal e provocamos a retomada do Comitê em âmbito municipal”, explica o procurador da República Ígor Miranda.

Segundo o procurador, o Comitê Municipal retoma as reuniões periódicas nesta quinta-feira, 29/05, para debate técnico de casos concretos, com o respeito ao sigilo dos dados pessoais dos pacientes.

“Neste Dia Mundial de Luta pela Saúde das Mulheres e de Prevenção da Mortalidade Materna, 28 de maio, temos muito a refletir. Não basta diminuir a mortalidade materna. É preciso que tenhamos uma experiência positiva de pré e pós gestação, bem como, de nascimento em Sergipe”, conclui Ígor Miranda.

Cremese - Para avaliar as possíveis causas evitáveis e refletir propostas de melhorias na política de saúde, o MPF está contando com apoio técnico do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese).

Inspeção - Em novembro de 2024, o MPF e o Cremese realizaram inspeção na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju (SE), como parte da investigação sobre o aumento de 19,5% da mortalidade infantil no estado, registrado em 2023. Leia mais sobre a inspeção aqui.