Pular para o conteúdo

Geral

MPF recebe exposição “Territórios”, que homenageia defensoras e defensores de direitos humanos nas Américas

Mostra internacional chega ao Rio de Janeiro com histórias marcantes de luta por justiça social, ambiental e direitos fundamentais

Data: 23/07/2025 • 18:40 Unidade: Procuradoria da República no Rio de Janeiro
A imagem é uma colagem artística intitulada “TERRITÓRIOS”, que mescla fotografias, desenhos, retratos e trechos manuscritos ou datilografados em várias línguas, com forte carga política e social. No centro da composição está a palavra “TERRITÓRIOS” escrita em letras vermelhas, acompanhada de uma ilustração em preto e branco de uma cena histórica violenta: um homem sendo esquartejado por cavalos puxados por soldados — uma referência à execução de Túpac Amaru II, líder indígena que lutou contra o domínio colonial espanhol no Peru.

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro inaugura, no dia 29 de julho, às 14h, a exposição “Territórios”, no foyer do auditório da Procuradoria da República (Avenida Nilo Peçanha, 31 – 6º andar, Centro). A mostra é uma realização conjunta do MPF com o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e homenageia pessoas defensoras de direitos humanos nas Américas.

A abertura contará com uma mesa de debates sobre políticas de proteção a defensoras e defensores no Brasil, com base nos parâmetros internacionais, seguida de um coquetel de confraternização.

Arte e memória a serviço dos direitos humanos -- A obra reúne trabalhos dos artistas visuais Fernando Bryce (Peru) e Marcelo Brodsky (Argentina) e retrata, de forma sensível e impactante, a trajetória de figuras como Marielle Franco (Brasil), Berta Cáceres (Honduras), Hugo Torres (Nicarágua) e Myrna Mack (Guatemala) — símbolos de resistência em seus países.

A exposição foi concebida durante uma residência artística em Miami e já passou por outros países do continente. Agora, ganha novo fôlego ao ser acolhida pelo MPF, instituição com atuação permanente na defesa dos direitos humanos e da democracia.

Para a procuradora da República Fabiana Schneider, trazer a exposição para o MPF no Rio de Janeiro é uma forma de valorizar e dar visibilidade ao trabalho de pessoas que enfrentam grandes riscos para proteger direitos fundamentais.

“Segundo as estatísticas, o Brasil é o país das Américas com maior número de homicídios de defensores dos direitos humanos. Trazer luzes para o belo trabalho dessas pessoas é uma forma de homenagear sua coragem e uma tentativa de colaborar para mudar esse cenário violento”, afirmou.

De acordo com Viviana Krsticevic, diretora executiva do CEJIL, a exposição é mais do que arte: é um chamado à reflexão. “Territórios é uma obra, um mural, mas também uma aventura sobre as lutas de defensoras e defensores de direitos humanos na América Latina. Ela nasce da colaboração entre Marcelo Brodsky e Fernando Bryce, que decidiram retratar os territórios em disputa na nossa região — não apenas pela terra, mas também pelas disputas políticas, pela verdade, pela justiça, pelos direitos das mulheres e pelas comunidades afrodescendentes da nossa América”, destaca.

Visitação aberta ao público
A exposição ficará aberta para visitação entre os dias 30 de julho e 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no mesmo local.

SERVIÇO
Inauguração da Exposição “Territórios”
📅 Data: Terça-feira, 29 de julho de 2025
🕑 Hora: 14h
📍 Local: Foyer do Auditório – 6º andar do MPF
📌 Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 31, Centro, Rio de Janeiro

Visitação pública:
🗓️ De 30 de julho a 29 de setembro de 2025
🕛 Das 12h às 17h (segunda a sexta-feira)

 Atendimento à imprensa:

Nadia Ferrari - Oficial de Comunicações
nferrari@cejil.org
+54 9 11 5813 0357

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
prrj-ascom@mpf.mp.br
(21) 3971-9570