Geral
MPF participa de evento com PF e Infraero para inspirar jovens
Coordenador do Controle Externo da Atividade Policial, Eduardo Benones acompanha visita de projeto e renova diálogo com outras instituições
O Ministério Público Federal (MPF), pela Coordenação de Controle Externo da Atividade Policial (CEAP) da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), buscou renovar os diálogos interinstitucionais em um evento organizado pela Polícia Federal e Infraero no último dia 31. Naquele sábado, o procurador da República Eduardo Benones, coordenador da CEAP, acompanhou visita de mais de 30 jovens e crianças das comunidades do Jacaré, Jacarezinho e adjacências do projeto educativo “Estudar para voar” às instalações daqueles órgãos no Aeroporto Santos Dumont, no Centro. O projeto visa inspirar jovens pelo exemplo, mostrar que sem estudo não é possível “voar” e que sem uma formação os horizontes ficam encurtados; um dos pais presentes ao evento e integrante do projeto era o cantor Neguinho da Beija-Flor.
Em depoimento na abertura, Benones comentou que o aeroporto pode ser visto como espaço de exclusão ainda hoje, mas que o estudo fomentado por projetos como o “Estudar para voar” é uma via para, como o avião, alcançar novos horizontes.
“Estudando é possível ser procurador da República, delegado de polícia… é possível sonhar. O voo do avião e no avião é no caso uma metáfora tanto quanto uma realidade” afirmou o procurador, que narrou ter viajado de avião pela primeira vez aos 30 anos. “Espero que todos vocês consigam ocupar esses espaços", ressaltou.
A programação contou com a participação do delegado da Polícia Federal Carlos Eduardo - que hoje chefia os aeroportos no Rio de Janeiro - e teve momentos de escuta com delegados e agentes da Delegacia de Imigração, com sede naquele aeroporto, de uma psicopedagoga e de uma odontóloga, que falaram de seus ofícios aos participantes. Houve demonstrações interativas dos policiais, como o uso de drones e a unidade canina. No final, bombeiros da Infraero mostraram equipamentos e deram breves noções de primeiros socorros.
O evento foi um exemplo de colaboração entre instituições para buscar inspirar crianças e jovens a desenvolverem seus potenciais nos estudos, podendo almejar a sua realização pessoal e profissional.