Pular para o conteúdo

Comunidades Tradicionais

MPF convoca consulta aos quilombolas sobre obra do Mirante do Pai Vitório e impactos em comunidade

Reunião pública com órgãos públicos e comunidades tradicionais abordará a obra, a proteção ambiental do Mangue de Pedras e o tombamento de sítios históricos

Data: 24/11/2025 • 14:56 Unidade: Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Foto em plano aberto das obras do mirante. A imagem mostra um piso sendo instalado em um terraço com vista para o mar. Em primeiro plano, o piso de cor cinza claro com veios está assentado sobre o contrapiso. Peças plásticas vermelhas, usadas como espaçadores e niveladores, estão distribuídas sobre as juntas das placas em formação de grade. À esquerda, uma estrutura preta em faixas horizontais sugere uma área de deck em construção.

O Ministério Público Federal (MPF) convoca consulta aos quilombolas, prevista na Convenção 169 da OIT, nesta quinta-feira (27), às 18h30, para discutir o projeto de obras do Mirante do Pai Vitório, em Búzios (RJ), e os impactos do turismo no Mangue das Pedras ao meio ambiente e à Comunidade Quilombola da Rasa e às Marisqueiras.

O encontro foi convocado pelo MPF no âmbito do procedimento administrativo que acompanha questões ambientais e relativas às comunidades tradicionais na região do Mangue das Pedras.

Foram convidados para a reunião os representantes da Prefeitura de Búzios, do Instituto Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Inea) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Comunidade Quilombola da Rasa e das Marisqueiras.

O MPF também solicitou ao Iphan que informe as medidas adotadas para iniciar o procedimento de tombamento dos caminhos dos escravos no Morro do Pai Vitório.

A reunião será realizada na Escola Municipal Professora Cilea Maria Barreto, no bairro da Rasa.

Número do procedimento: 1.30.009.000207/2019-28