Pular para o conteúdo

Patrimônio Cultural

MPF acompanha medidas de contenção em barreira próxima à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena (PB)

Órgão atua em conjunto com Defesa Civil, Semas e Iphaep para proteger patrimônio histórico após deslizamento de terra

Data: 27/08/2025 • 14:13 Unidade: Procuradoria da República na Paraíba
A imagem mostra três bombeiros-militares, equipados com capacetes e cintos de segurança, trabalhando em um terreno inclinado e coberto de vegetação. Eles estão perto do que parece ser a estrutura de um edifício histórico ou uma igreja, indicado por uma parede de pedra ornamentada à direita. O bombeiro mais próximo está segurando uma corda e está em pé sobre sacos de areia e uma lona preta, que aparentemente foram usados para conter algum deslizamento de terra. Outros dois bombeiros estão mais acima na encosta. A paisagem ao fundo é de uma cidade, com prédios e casas, e, mais distante, a orla de uma praia ou lagoa. A luz forte e o céu azul indicam que é um dia ensolarado.

Após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas em 15 de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) acompanha as ações de contenção na barreira próxima à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, litoral norte da Paraíba. A igreja fica no topo de um platô e o deslizamento ocorreu bem próximo à lateral da construção, erguida entre os séculos XVI e XVII. O santuário, que é patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), foi interditado.

Logo após o incidente, o MPF acionou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semas), que enviou equipes para o local. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Defesa Civil e Iphaep também foram mobilizados e realizaram as primeiras medidas emergenciais para evitar o agravamento da situação. No dia 18 de agosto, o Corpo de Bombeiros instalou lonas de contenção na área, como solução paliativa.

O MPF segue em contato com os órgãos públicos responsáveis, que agora trabalham na elaboração de um plano definitivo de intervenção. O objetivo é assegurar a integridade e a preservação da estrutura histórica da Igreja da Guia.