Pular para o conteúdo

Controle Externo da Atividade Policial

MPF instaura procedimento para apurar morte durante operação da Polícia Federal em Belém (PA)

Instituição requisitou informações à PF, ao Instituto de Criminalística e ao IML

Data: 09/10/2025 • 00:15 Unidade: Procuradoria da República no Pará
Fundo cinza escuro. O texto "Controle Externo da Atividade Policial" em branco está centralizado na parte superior, e a logo "MPF" em preto, dentro de um quadrado branco de cantos arredondados, está centralizado na parte inferior.

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento investigatório criminal (PIC) para apurar as circunstâncias da morte de Marcello Vitor Carvalho de Araújo, de 24 anos, ocorrida na manhã desta quarta-feira (8), durante operação da Polícia Federal (PF) no bairro do Jurunas, em Belém (PA). A morte ocorreu durante o cumprimento de mandados judiciais da Operação Eclesiastes.

Como parte da investigação, iniciada ainda nesta quarta-feira, o MPF requisitou informações à Superintendência Regional da PF no Pará, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML).

A decisão de instaurar o procedimento se baseia, entre outras normas, nas Resoluções nº 181/2017, nº 20/2007 e nº 310/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tratam do procedimento investigatório criminal, do controle externo da atividade policial e da atuação do Ministério Público em investigações de mortes cometidas por agentes de segurança pública.

Tags