Pular para o conteúdo

Geral

MPF dialoga sobre cooperação internacional com procurador adjunto de Caiena (Guiana Francesa)

Encontrou discutiu o aperfeiçoamento da colaboração entre as instituições especialmente na investigação de crimes na região de fronteira

Data: 12/04/2025 • 15:20 Unidade: Procuradoria da República no Amapá
foto mostra procurador da República Aloizio Biguelini, à esquerda usando terno, ao lado do procurador adjunto de Caiena, que está com camisa branca e grava azul claro.

O procurador-chefe substituto do Ministério Público Federal (MPF) no Amapá, Aloizio Brasil Biguelini, recebeu Augustin Jobert, procurador adjunto de Caiena, capital da Guiana Francesa, na manhã desta sexta-feira (11). Na reunião, na sede da Procuradoria da República no estado, as autoridades abordaram temáticas relativas à cooperação internacional, em especial garimpo ilegal na fronteira e outros crimes cometidos por brasileiros e guianenses em território estrangeiro.

O encontro discutiu, ainda, a eficiência e proposta de aperfeiçoamento da atuação conjunta para o fortalecimento da cooperação internacional no combate à criminalidade transfronteiriça. O assunto voltará a ser pauta de novo encontro entre autoridades brasileiras e francesas, a ser agendado em breve.

A atuação conjunta entre Brasil e França já resultou, por exemplo, na condenação de brasileiro a 130 anos de prisão pelo homicídio de dois policiais franceses e outras 22 tentativas de homicídio. O caso foi julgado em 2022, no primeiro júri popular federal da história do Amapá. A eficiência do trabalho de cooperação internacional é também resultado da bem sucedida relação entre as instituições que se intensificou sobretudo na última década.


Notícia editada em 22 de abril, às 16h28, para corrigir o sobrenome do procurador adjunto de Caiena