Pular para o conteúdo

Eleitoral

MPF participa de capacitação do TSE sobre segurança e combate à desinformação nas Eleições 2026

Objetivo é compartilhar experiências e construir soluções conjuntas para os desafios a serem enfrentados este ano

Data: 28/01/2026 • 18:12 Unidade: Procuradoria-Geral da República
Imagem da mesa principal de abertura do seminário, com as autoridades sentadas

Integrantes do Ministério Público Federal (MPF) participam, esta semana, de uma capacitação sobre os desafios relacionados à segurança do processo eleitoral e o combate à desinformação nas Eleições 2026. No dia 4 de outubro, cerca de 155 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e no exterior vão às urnas para escolher presidente da República e vice, governadores e vices dos estados e do Distrito Federal, além de deputados federais, estaduais e senadores.

O evento é promovido de terça (27) a quinta-feira (29) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). Ao todo, 10 servidores do MPF – da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), da Comunicação Social (Secom/PGR e Ascom/PRR1) e da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) – participam do seminário. No processo eleitoral, cabe ao Ministério Público fiscalizar todas as etapas do processo eleitoral, para evitar a prática de abusos, assegurar o equilíbrio da disputa, garantir a lisura das eleições e a escolha livre do eleitor. 

O objetivo do encontro é a troca de experiências entre todas as instituições envolvidas na organização e fiscalização das eleições, para construir soluções conjuntas para os desafios a serem enfrentados este ano. É o caso do uso de ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial, na propagação de mensagens falsas para confundir o eleitor, bem com a influência de facções criminosas no processo eleitoral, a violência política de gênero e os discursos de ódio. 

“Atuamos em conjunto com o objetivo de oferecer trabalho de excelência à sociedade, para que o cidadão e a cidadã tenham a segurança de saber que têm liberdade absoluta de escolher quem eles querem para seus representantes”, afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, na abertura do evento. Segundo ela, a ideia é criar um planejamento integrado com outras instituições – como o Ministério Público e órgãos de segurança – para garantir a integridade do processo eleitoral e a confiança da população nas instituições democráticas. 

O intercâmbio de informações entre as instituições e o compartilhamento de bancos de dados foram alguns dos pontos discutidos no encontro. Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o cruzamento de dados estratégicos tem se mostrado fundamental para prevenir ilícitos eleitorais, violência política e a influência do crime organizado nas eleições. De acordo com Rodrigues, em 2025, fora do período de eleições, a Polícia Federal realizou 92 operações relacionadas a crimes eleitorais.

No final do ano passado, o MPF criou um grupo de trabalho (GT) para combater a influência de organizações criminosas na disputa eleitoral. Ele será responsável por elaborar estudos e um plano de ação para nortear o trabalho do Ministério Público em todo o país. O GT vai atuar em diálogo permanente com os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) e os Núcleos de Inteligência dos Ministérios Públicos Federal (MPF), dos estados e do Distrito Federal e Territórios.

Combate à desinformação - O seminário da Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral. Criado em 2021, ele reúne mais de 160 parceiros, incluindo o Ministério Público, agências de checagem, instituições públicas e privadas. O objetivo é prevenir e combater a disseminação de informações falsas relacionadas ao processo eleitoral.