Pular para o conteúdo

Meio Ambiente

MPF inicia contagem regressiva para a COP30 com série de matérias sobre ações em defesa do meio ambiente

Os textos serão publicadas diariamente durante os 50 dias que antecedem a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

Data: 19/09/2025 • 19:50 Unidade: Procuradoria-Geral da República
Banner da campanha MPF: Guardião do Futuro, Protetor de Direitos

A partir do próximo domingo (21), o Ministério Público Federal (MPF) inicia uma contagem regressiva de 50 dias para o início da 30Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025. A ação de comunicação faz parte da campanha MPF: Guardião do Futuro, Protetor de Direitos, que mostra o trabalho do órgão na proteção do meio ambiente, das populações mais vulneráveis e dos direitos humanos.

Acompanhe aqui as matérias da contagem regressiva!

O projeto prevê a publicação diária de matérias especiais sobre iniciativas do MPF relacionadas aos diversos temas da COP30. Entre eles, redução de emissão de gases de efeito estufa; adaptação às mudanças climáticas; financiamento climático para países em desenvolvimento; tecnologias de energias renováveis; preservação de florestas e biodiversidade; justiça climática e impactos sociais.

Produzida pela equipe de Comunicação do MPF, a série de reportagens vai detalhar a atuação do Ministério Público Federal na proteção da fauna, da flora, dos povos originários e das comunidades tradicionais. Serão apresentadas iniciativas de combate ao desmatamento, ao garimpo ilegal e à grilagem de terras, projetos e ações para proteção dos recursos hídricos, boas práticas e parcerias com a sociedade civil e o poder público para o desenvolvimento sustentável, além de casos de sucesso em que a atuação do MPF foi crucial para a preservação de biomas brasileiros.

Na primeira matéria da série, você vai conhecer a estratégia do MPF que coloca o mercado como aliado contra o desmatamento na Amazônia: o projeto Carne Legal e o Protocolo Verde dos Grãos. Em vez de focar a fiscalização apenas nas milhares de propriedades rurais, o MPF estabeleceu acordos com os elos centrais da cadeia produtiva, que se comprometeram a monitorar ativamente seus fornecedores, deixando de comprar de fazendas com irregularidades. Com a estratégia, o MPF induziu uma profunda transformação nas cadeias produtivas da pecuária e da soja, gerando resultados que demonstram ser possível aliar produção agropecuária e conservação ambiental.

MPF na COP30

A COP30, o evento climático mais importante do mundo, trará os olhos do planeta para a Amazônia, coração do Brasil e fundamental para o equilíbrio climático global. O MPF, com a sua missão constitucional de defender os direitos difusos e coletivos, incluindo a proteção ambiental, está na linha de frente para garantir que o desenvolvimento da região ocorra de forma sustentável e respeitando a legislação.

"A realização da COP30 em Belém é uma oportunidade única para reforçarmos a importância da atuação do Ministério Público na defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável", afirma a subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen, coordenadora da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF. "Queremos mostrar ao público o nosso trabalho diário e o compromisso inabalável com a preservação do meio ambiente, que é a nossa maior riqueza e o futuro das próximas gerações”, completa

Fique de olho no nosso site! A primeira matéria da contagem regressiva será publicada neste domingo, dia 21 de setembro.

MPF: Guardião do Futuro, Protetor de Direitos


A campanha MPF: Guardião do Futuro, Protetor de Direitos reafirma o compromisso do MPF de informar, educar e atuar em defesa da sociedade e da natureza. Como parte da ação, desde junho, estão sendo publicados diversos conteúdos nas redes sociais e no site do MPF, abordando o conceito de justiça climática, que conecta a sustentabilidade com os direitos humanos e a equidade.

O objetivo é mobilizar a sociedade, propondo medidas para proteger as futuras gerações. Há peças publicitárias personalizadas para cada bioma brasileiro que estão disponíveis nos canais oficiais do MPF e podem ser compartilhadas por todos. Também há conteúdos para rádio e TV. Saiba mais.