Concursos
[Atualizada] MPU receberá 76 novos servidores em 12 estados do país
Atos publicados no Diário Oficial da União formalizam a nomeação de técnicos e analistas aprovados em concurso público
O Ministério Público da União (MPU) contará com o reforço de 69 novos servidores efetivos, nomeados por meio da Portaria SG/MPU nº 201/2025, publicada no Diário Oficial da União em 26 de dezembro, e de sete outros, nomeados pela Portaria SG/MPU nº 204/2025. Todos deverão tomar posse no prazo de até 30 dias, contados a partir da data de publicação do respectivo ato.
No total, o Ministério Público Federal (MPF) contou com 42 nomeações, sendo 26 analistas, assim distribuídos: 18 da área de Direito e oito peritos (um em Engenharia Civil, um em Medicina do Trabalho, dois em Oceanografia, um em Antropologia e três em Tecnologia da Informação e Comunicação). Ainda foram nomeados mais 16 técnicos de Administração.
As nomeações contemplam unidades do MPF no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, fortalecendo a atuação institucional em diferentes regiões do país.
A portaria ainda nomeou 28 servidores para o Ministério Público do Trabalho (MPT), dois para o Ministério Público Militar (MPM) e quatro para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Os cargos serão ocupados com base no último concurso público para provimento de vagas remanescentes de concurso de remoção interno do MPU.
Nomeação de analistas de Direito
A Seção Judiciária do Acre suspendeu, nesta segunda-feira (29), o 11º concurso público do MPU para o cargo de analista do MPU/Direito em ação civil pública ajuizada contra a União Federal e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por isso, enquanto aguarda decisão judicial definitiva, a Secretaria-Geral do MPU suspendeu a posse e o prazo para a posse de 30 candidatos (18 no MPF, nove no MPT, dois no MPDFT e um no MPM).
Saiba mais na página da FGV.