Pular para o conteúdo

Indígenas

MPF consolida fórum de diálogo com mulheres indígenas em Santa Catarina

Segunda edição do evento registrou aumento expressivo de participação mesmo sob condições climáticas adversas

Data: 12/02/2026 • 18:10 Unidade: Procuradoria da República em Santa Catarina
Colagem de fotos mostra mulheres reunidas para debater seus direitos. A segunda foto mostra um aumento expressivo ante a primeira foto, do primeiro encontro

Foto: MPF

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, na Terra Indígena (TI) Laklãnõ-Xokleng, em Santa Catarina, o segundo encontro do projeto de "Rodas de Conversa" voltado exclusivamente ao público feminino da comunidade. Sob o título institucional "Encontro das Mulheres Laklãnõ: Nossas Vozes Tecem o Futuro", a iniciativa busca promover a escuta ativa e qualificada em um ambiente seguro e livre de hierarquias tradicionais, visando acolher demandas sobre violência de gênero, falhas em políticas públicas e barreiras no acesso à justiça. 

Mesmo com ventos fortes e chuvas torrenciais que atingiram a região no dia 6 de fevereiro, data do evento, o número de participantes quadruplicou em relação ao encontro inaugural realizado em outubro de 2025. O engajamento das mulheres, que buscaram abrigo para manter o diálogo com a instituição, reflete a consolidação da confiança no MPF e a importância de ocupar espaços onde o Estado historicamente se fez ausente.

Os encontros periódicos, que buscam fortalecer o acesso à justiça e o combate à violência de gênero, já vem apresentando resultados concretos e efeitos práticos na comunidade, tais como atuação no caso denúncias de assédio moral e sexual, combate ao tráfico de drogas no território e apuração de negligência à saúde e falhas graves no sistema educacional. 

Sobre o projeto – O projeto teve início em outubro de 2025 na Aldeia Plipatol, em José Boiteux (SC). Naquela ocasião, relatos contundentes expuseram a ineficácia de canais formais de denúncia e a influência de lideranças masculinas para garantir a impunidade de agressores. 

Na oportunidade, o procurador da República Renato de Rezende Gomes estabeleceu um canal direto e seguro, que agora se torna um fórum permanente de monitoramento e fortalecimento da articulação política das mulheres Xokleng.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao cidadão: (48) 2107-6100 e 2107-2410
E-mail: prsc-sac@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 98848-1506
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/o-mpf/unidades/pr-sc
Twitter: @MPF_SC

Tags