Pular para o conteúdo

Meio Ambiente

Carne legal: MPF realiza primeira reunião da Câmara Social do Tocantins

O colegiado tem caráter consultivo e é vinculado ao Comitê de Apoio ao Termo de Ajustamento de Conduta da Carne

Data: 09/09/2025 • 14:05 Unidade: Procuradoria da República no Tocantins
A imagem mostra um grupo de nove pessoas reunidas em uma sala de conferência, sentadas ao redor de uma grande mesa retangular de madeira. A maioria delas está olhando na direção de uma pessoa que está falando, vestindo uma camisa azul clara, no meio da mesa. Há um projetor de teto no alto, um quadro branco e janelas com persianas ao fundo. O ambiente parece profissional e iluminado, indicando uma reunião de negócios ou discussão de trabalho.

Aconteceu no último dia 3, quarta-feira, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Palmas (TO), a primeira reunião da Câmara Social do Tocantins, instância que integra o Comitê de Apoio ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne e tem caráter consultivo. O objetivo da reunião foi iniciar o processo de composição da Câmara Social Estadual, que possibilita a participação dos setores privado (produtores rurais e indústria) e público (órgãos estaduais de meio ambiente e defesa agropecuária) no processo de implementação do TAC.

O colegiado também faz a interlocução desses setores com o Comitê de Apoio ao TAC, que contribui com o MPF nos estados que contam com o Programa Carne Legal. Para o procurador da República Bernardo Meyer, a reunião é mais um progresso no consumo de carne legal: “a instalação da Câmara Social Estadual no Tocantins é um importante avanço na concretização do compromisso no monitoramento da cadeia produtiva da carne no estado, fortalecendo o nosso programa Carne Legal. A câmara, dada sua composição heterogênea, garante mais legitimidade para a atuação no denominado TAC da Carne e para as discussões que são feitas no âmbito do Comitê de Apoio ao TAC e do MPF”.

Meyer ressaltou, ainda, que “a Câmara Social também assegura a interlocução de diversos atores do setor produtivo, industrial, e dos órgãos públicos de meio ambiente e defesa agropecuária. Espero que consigamos fortalecer essa instância de discussão no estado, trazendo novos integrantes e engajando todos os atores e entidades envolvidas no tema”.

Além do MPF, estiveram presentes na reunião a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a Associação Novilho Precoce Tocantins, a Niceplanet e a Amigos da Terra. Outros atores do setor produtivo e do setor industrial foram convidados e poderão participar da composição da Câmara e de futuras discussões no colegiado.

Carne Legal – O "Carne Legal" é um programa do Ministério Público Federal, criado em 2009, para promover o consumo consciente de carne. Com a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com frigoríficos da Amazônia Legal, o programa visa garantir que a carne não venha de áreas de desmatamento ilegal, trabalho análogo à escravidão ou de terras indígenas.

Como parte do programa, o MPF fiscaliza frigoríficos e seus fornecedores, promovendo a rastreabilidade do gado e incentivando a produção sustentável. As assinaturas dos TACs e a fiscalização do MPF têm influenciado a redução significativa dos índices de desmatamento da Amazônia.