Pular para o conteúdo

Geral

Dia da Internet Segura: MPF participa e apoia

Especialistas oferecem capacitação e debatem temas como a implementação do ECA Digital

Data: 10/02/2026 • 09:46 Unidade: Procuradoria Regional da República da 2ª Região
Foto de um palco, em que oito procuradores recebem uma placa cada de premiação. Ao fundo, a projeção da Safernet.

MPF recebe prêmio da Safernet. Foto: Safernet.

Nesta terça-feira (10), o Ministério Público Federal (MPF) participa da edição 2026 do Dia da Internet Segura (Safer Internet Day – SID) em São Paulo. Entre as atividades de conscientização pela segurança digital em nível nacional, o MPF apoia a iluminação do monumento ao Cristo Redentor nas cores laranja e azul, símbolos da campanha. A data é celebrada no Brasil pelo 18º ano consecutivo, e a ação no cartão-postal brasileiro resulta da parceria entre o MPF, a organização não-governamental SaferNet Brasil e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”, a edição 2026 do evento reúne especialistas do MPF, representantes do governo, de empresas e da sociedade civil. O foco é debater temas como a implementação do ECA Digital, que entra em vigor em 17 de março, o uso de inteligência artificial na produção de deepfakes sexuais, a verificação etária online e riscos de fragmentação da rede. O encontro é transmitido ao vivo pelos canais do NIC.br e da SaferNet no YouTube.

Premiação - O Grupo de Atuação Especial no Combate aos Crimes Cibernéticos e aos Crimes praticados mediante o Uso de Tecnologias de Informação (GACCTI) do MPF ganhou o prêmio Rede Protege SaferNet e uma homenagem pela parceria desde a fundação da entidade. “O GACCTI hoje está muito feliz com a homenagem da SaferNet ao trabalho de vários membros do MPF em conjunto ao longo de 20 anos de parceria com a SaferNet, que nos enche de orgulho por atuarmos há duas décadas em prol de uma internet mais segura para nossas crianças e adolescentes“, agradeceu a procuradora regional da República Neide Cardoso de Oliveira, coordenadora adjunta do GACCTI.

Capacitação – Na véspera do evento oficial, o MPF promoveu capacitação voltada a fortalecer a segurança digital e a cidadania nas escolas e apresentações sobre repressão de projetos de prevenção em educação digital. A iniciativa alinhou estratégias preventivas contra crimes cibernéticos entre o MPF, MPs estaduais e outras instituições. As procuradoras à frente do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas – Neide Cardoso de Oliveira, Priscila Costa Schneider e Jaqueline Buffon – debateram o uso ético da rede desde a educação básica na mesa “Cidadania digital na educação básica”.

“O Dia da Internet Segura no Brasil chega a sua maioridade e temos a responsabilidade de discutir os caminhos para a implementação do ECA Digital, um esforço coletivo que exigirá o engajamento de todos os setores da sociedade: poder público, empresas, a comunidade técnica e o terceiro setor. A agenda dos dois dias de evento reflete um esforço multissetorial, e pretende avançar e fortalecer o debate público sobre a nova legislação que entra em vigor em breve”, afirma Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil.

Serviço
Dia da Internet Segura 2026 com iluminação do monumento ao Cristo Redentor
Org.: Ministério Público Federal, SaferNet e Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
Dia e hora: 10/2/2026, 19h às 20h