Meio Ambiente
MPF promove audiência pública sobre esgoto irregular e poluição costeira na Grande João Pessoa
Debate será realizado nesta quarta-feira(10), na sede do órgão em João Pessoa e discutirá medidas para enfrentar o lançamento de esgoto em galerias pluviais e a gestão de resíduos gerados por embarcações
Arte: Comunicação MPF
O Ministério Público Federal (MPF) realizará, no próximo dia 10 de junho de 2026, às 14h, audiência pública para debater o tema “Saneamento básico e preservação do ecossistema litorâneo: lançamento irregular de esgoto em galerias pluviais e gestão de resíduos por embarcações na Grande João Pessoa”. O encontro ocorrerá de forma presencial na sede do MPF, localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº 1.800, bairro dos Expedicionários, em João Pessoa.
A audiência integra a atuação do MPF em dois inquéritos civis que investigam fontes de poluição que afetam o litoral paraibano. Um dos procedimentos apura o lançamento irregular de esgoto por empreendimentos e imóveis situados na orla de João Pessoa em galerias de águas pluviais que deságuam diretamente no mar. A investigação considera ainda autos de infração lavrados pela Sudema e situações semelhantes registradas nos municípios de Cabedelo e Conde.
Outro inquérito acompanha a presença de resíduos sólidos e efluentes na faixa costeira, com foco na responsabilidade de embarcações turísticas e de embarcações que operam no Porto de Cabedelo. O objetivo é identificar soluções para prevenir a contaminação ambiental e fortalecer a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros.
Durante a audiência pública serão discutidas propostas para a revisão de condicionantes ambientais de novos empreendimentos, buscando assegurar que a expansão urbana e turística ocorra de forma compatível com a capacidade dos sistemas de esgotamento sanitário. Também estarão em pauta medidas voltadas à gestão adequada de resíduos e efluentes gerados por embarcações que operam na costa paraibana.
Foram convocados representantes da Sudema, Cagepa, Anvisa, Capitania dos Portos da Paraíba e das prefeituras de João Pessoa, Cabedelo e Conde. A participação de outros órgãos públicos, entidades da sociedade civil, pesquisadores, representantes do setor produtivo e cidadãos interessados é livre, respeitada a capacidade do local.
Segundo o MPF, o debate busca contribuir para a construção de soluções integradas entre os órgãos ambientais e as administrações municipais, com foco na melhoria do saneamento básico, na prevenção da poluição das praias e na preservação dos ecossistemas costeiros da região metropolitana de João Pessoa.
Serviço
Audiência Pública
Tema: Saneamento básico e preservação do ecossistema litorâneo: lançamento irregular de esgoto em galerias pluviais e gestão de resíduos por embarcações na Grande João Pessoa
Data: 10 de junho de 2026
Horário: 14h
Local: Sede do Ministério Público Federal, na Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº 1.800, Expedicionários, João Pessoa/PB
Participação: Aberta à sociedade
Leia o EDITAL de convocação.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6222
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Youtube: MPFPB