Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Instituto Lactec

 

RELATÓRIOS SOBRE OS DANOS SOCIOAMBIENTAIS
2021

- Tomo I (Acompanhamento e Diagnóstico dos danos socioambientais na Bacia do Rio Doce - Contextualização): apresenta os resultados de análises de ecotoxicologia; análises de especiação dos elementos arsênico e mercúrio em peixes; análises de micrografias em cascas de ovos de tartarugas marinhas; Análises de elementos potencialmente tóxicos em tartarugas marinhas e em pequenos mamíferos.    

- Tomo II (Acompanhamento e Diagnóstico dos danos socioambientais nos Ambientes Aquáticos Continentais)

- Tomo III (Acompanhamento e Diagnóstico dos danos socioambientais no Ambiente Terrestre e na Atmosfera)

- Tomo IV (Acompanhamento e Diagnóstico dos danos socioambientais na Zona Costeira e Marinha)

Relatório de Valoração Contingente dos Danos Socioambientais

Relatório de Valoração Econômica dos Danos Socioambientais

Parecer Técnico referente aos Danos ao Patrimônio Cultural

2020

3º Relatório Parcial de Resultados: Cheia de 2020Este documento refere-se ao volume de diagnóstico do TOMO V – Patrimônio Cultural composto por:  a) Bens Arqueológicos; b) Bens Arqueológicos Apêndices e Anexos; c) Bens Materiais; d) Bens Materiais Apêndices e Anexos; e) Bens Imateriais. Parte integrante do Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente.

Relatório da avaliação do pescado - Este documento refere-se ao relatório final, o qual contempla as duas etapas para a qualificação e quantificação de elementos potencialmente tóxicos (metais e semimetais) em pescado proveniente da área de proibição da pesca - região entre a Barra do Riacho, em Aracruz, e Degredo/Ipiranguinha, em Linhares, litoral do Espírito Santo: 1.LACTEC_Volume II_Laudos Pescado 1ª Campanha ; 2.LACTEC_Volume III_Laudos Pescado 2ª Campanha_Parte 1 ; 3.LACTEC_Volume III_Laudos Pescado 2ª Campanha_Parte 2

Em 2020, o Instituto Lactec congregou seus relatórios em um site:

banner site Lactec.png

Para acesso ao site, clique em http://diagnostico-riodoce.lactec.org.br/#/


O material também foi disponibilizado na forma de folheteria temática: 
2019

Atualização da Linha-Base: Este documento contempla a atualização do Relatório de Linha-Base readequado dentro da abordagem ecossistêmica, além da complementação de informações e novos estudos. Ambientes aquáticos continentais (Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4 e Parte 5;); Ambientes costeirosAmbientes terrestres e atmosfera

Qualificação e quantificação de elementos potencialmente tóxicos (metais e semimetais) em pescado proveniente da área de proibição da pesca - Relatório do quinto termo aditivo (Proposta Técnica no 4425-2018) que prevê a qualificação e quantificação de elementos potencialmente tóxicos (metais e semimetais) em pescado proveniente da área de proibição da pesca - região entre a Barra do Riacho, em Aracruz, e Degredo/Ipiranguinha, em Linhares, litoral do Espírito Santo

TOMO I - Contextualização - Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente, com a identificação e mensuração dos danos socioambientais advindos do desastre até junho de 2019. (anexo Ianexo IIanexo III e anexo IV)

TOMO II - Ambientes Aquáticos Continentais - Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente, com a identificação e mensuração dos danos socioambientais advindos do desastre nos ambientes aquáticos continentais até junho de 2019. (Anexo parte Iparte II)

TOMO III - Ambiente Terrestre e Atmosfera - Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente, com a identificação e mensuração dos danos socioambientais advindos do desastre no ambiente terrestre e atmosfera até junho de 2019. (AnexosApêndices vol.1Apêndices vol.2Documentos suplementares

TOMO IV - Zona Costeira e Marinha - Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente, com a identificação e mensuração dos danos socioambientais advindos do desastre na zona costeira e marinha até junho de 2019. (Apêndices)

Resumo Executivo Diagnóstico - Este documento refere-se ao resumo executivo do Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente,o qual apresenta a identificação e mensuração dos danos socioambientais advindos do desastre até junho de 2019.

Relatório Parcial de Valoração Econômica dos Danos Socioambientais, parte integrante do Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente, o qual apresenta as metodologias aplicadas à valoração econômica dos danos e resultados iniciais obtidos até dezembro de 2019.

2º Relatório Parcial de Resultados - Este documento refere-se ao segundo relatório parcial de resultados, parte integrante do Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente, com os resultados parciais de diagnóstico dos danos do desastre até janeiro de 2019. (AnexoApêndice

2018

Relatório da caracterização parcial do rejeito de mineração do Complexo de Germano: Este documento refere‐se à caracterização físico‐química parcial do rejeito de mineração do Complexo de Germano, parte integrante do Diagnóstico Socioambiental dos Danos Decorrentes do Rompimento da Barragem de Fundão na Bacia do Rio Doce e Região Costeira Adjacente.

Relatório Metodológico de Valoração Econômica e de Identificação de Danos Ambientais
Relatório contendo a descrição dos métodos aplicáveis à valoração econômica de danos e as etapas metodológicas a serem seguidas no caso dos danos do rompimento da barragem de Fundão. Além disso, o relatório apresenta um levantamento preliminar dos danos ambientais advindos do desastre.

- 1º Relatório Parcial de Resultados (Em razão do tamanho, o arquivo foi dividido em 5 partes: Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4 e Parte 5): O documento apresenta os primeiros resultados parciais do diagnóstico de danos socioambientais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão na bacia do rio Doce e região costeira adjacente. Os temas abordados incluem: uso do solo, espeleologia, hidrologia, sedimento marinho, qualidade das águas fluviais, qualidade das águas costeiras, ictiologia e cetáceos. Ressalta-se o caráter preliminar desse documento cujo objetivo é apresentar os resultados obtidos até o momento da emissão do mesmo. O levantamento e análise de dados é contínuo até a finalização do diagnóstico

Relatório Consolidado Bens Arqueológicos e CulturaisRelatório contendo o levantamento de bens arqueológicos e do patrimônio cultural material e imaterial existentes nos municípios ao longo do rio Doce e região costeira adjacente que servem como base para o levantamento de danos do desastre. Também é apresentada uma avaliação das ações empreendidas na área afetada.

- Relatório Pós Desastre Grupo 01 e 02: Relatório contendo um levantamento bibliográfico de estudos realizados após o rompimento da barragem de Fundão. É apresentado conforme os temas estudados.

2017

Relatório com sumário executivo do Relatório de Linha-Base dos danos acarretados pelo rompimento da barragem de Fundão.

- Relatório de Linha-Base - Volumes I (Meio Físico)II (Meio Biótico e Bens Arqueológicas e Culturais) Apêndices: Mapa Localização da Bacia do Rio DoceMapa de HidrografiaMapa GeológicoMapa de SolosMapa de Uso do Solo e  Resumo Executivo - Relatório contendo o levantamento de dados sobre a bacia do rio Doce e região costeira adjacente sobre o estado dos meios físico, biótico e patrimônio cultural antes do rompimento da barragem de Fundão. Esses dados servirão de base de comparação para o diagnóstico de danos advindos do desastre.

 

ESTUDOS E PARECERES TÉCNICOS
2020

Parecer Técnico sobre a área de passagem e deposição dos rejeitos advindos do rompimento da barragem de Fundão ao longo dos rios afetados – APDL 2016

Parecer Técnico nº 28 - Caminho S.José Encontro Rios - MPMG - Parecer técnico sobre a avaliação e/ou sugestões de medidas a serem adotadas especificamente no tocante ao Caminho Turístico de São José e ao Conjunto Paisagístico do encontro dos Rios do Carmo e Piranga.

Parecer Técnico conjunto Lactec/Ramboll sobre os Boletins de Qualidade de Água emitidos pela Fundação Renova - Este documento diz respeito à avaliação conjunta dos experts Lactec e Ramboll acerca de inconsistências e questionamentos relacionados aos boletins de qualidade de água elaborados pela Fundação Renova, emitidos de forma mensal durante o período seco e semanal durante o período chuvoso.

2019

Parecer Técnico nº 26 - Avaliação da Qualidade do Ar - Parecer sobre a avaliação da qualidade do ar à luz dos padrões de qualidade estabelecidos no Brasil, tendo em vista as alterações ambientais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG)

Parecer Técnico sobre a qualidade da água bruta e da água para o consumo humano.

Parecer Técnico nº 24: Parecer sobre contaminação e comprometimento dos estoques pesqueiros, em decorrência de alterações nas comunidades dos peixes capturados ao longo da extensão continental, na foz e região marinha adjacente do rio Doce, após a passagem da onda de lama proveniente do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG).

Parecer Técnico nº 23: Parecer sobre a qualidade da água do Rio Doce nas proximidades da lagoa Juparanã, no município de Linhares, Espírito Santo.

Parecer Técnico nº 22: Parecer a respeito da nota emitida pela ANVISA sobre a avaliação de risco realizada sobre o consumo de pescado proveniente de regiões afetadas pelo rompimento da Barragem do Fundão/MG.

2018

Parecer Técnico sobre relatório emitido pela Razão Consultoria intitulado “Estudos ambientais complementares no território quilombola da CRQ de Degredo, Linhares-ES”: informações apresentadas no relatório elaborado pela Razão Consultoria sobre os possíveis efeitos da lama de rejeitos na comunidade de Degredo/ES.

Parecer Técnico sobre os aspectos ecotoxicológicos da bacia do rio Doce: Em anexo, encontra-se o relatório onde foram compilados dados secundários pós-desastre, o qual embasa o presente parecer.

Parecer Técnico sobre o Projeto de Recomposição de Estoques Selvagens de Espécies Tropicais – Plano de Manejo Ambiental: tem por objeto avaliar a viabilidade técnica do “Projeto de Recomposição de Estoques Selvagens de Espécies Tropicais”, de autoria da empresa Quatro Estações Ltda.

Parecer Técnico / sub-bacia do rio Santo Antônio: Parecer acerca da importância biológica da sub-bacia do rio Santo Antônio com relação a seu potencial para recuperação do Rio Doce. 

- Parecer Técnico com avaliação de dados históricos (antes do desastre) das comunidades tradicionais e povos indígenas.