Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Direitos do Cidadão
16 de Setembro de 2022 às 17h30

Grupo Mittos recebe o Projeto Livroteca para a entrega de mais uma geladeira

O projeto do MPF, além da entrega, promoveu apresentações artísticas de rap e contação de história

Ao fundo, uma estante de livros. À frente dela, onze crianças sentadas em cadeiras, lado a lado. No centro da foto, duas crianças estão sentadas sobre um tapete com almofadas ao redor.

Foto: Carlos Augusto Pedroso

Na última quinta-feira (15), o Grupo Mittos, localizado na Comunidade Morro do Mocotó, em Florianópolis, foi contemplado com a oitava edição do Projeto Livroteca - Páginas de Cidadania, do Ministério Público Federal (MPF), que transforma sucatas de geladeiras em bibliotecas colaborativas. Dessa vez, a geladeira foi repaginada com ilustrações feitas pelo artista Mykaell Fernando Brum, o Maik Grafiteiro. Sua obra foi inspirada no pôr do sol e em temáticas africanas.

Para a entrega da geladeira, além da equipe que coordena o projeto, a ação contou também com rimas de rap, feitas pelo artista Maik Grafiterio e pelo pedagogo social Preto Lauffer. Em seguida, a doutoranda em Educação Priscila Freitas promoveu um bonito momento de contação de histórias, baseado no livro de sua autoria “O Orocongo do Menino Gentil”.

Mittos_materia2.jpgMittos_materia1.jpg

A coordenadora Ana Cristina e os colaboradores do Grupo Mittos promoveram, ao final do encontro, uma confraternização que contou com a apresentação do grupo de música e dança formado pelas crianças da comunidade. Ao final, Ana Cristina e a representante do Movimento Negro Unificado (MNU) Lurdinha Mina pontuaram a importância de ações como as do Projeto Livroteca, para a valorização da cultura e do conhecimento nas comunidades, visando ao desenvolvimento social das crianças e adolescentes, e da importância da presença do Ministério Público Federal na comunidade.

O Projeto Livroteca - Páginas de Cidadania, além de fazer a entrega das geladeiras com livros, montando o acervo com a identidade do local que vai receber e transformando cada entrega em um evento cultural, visa aproximar o MPF cada vez mais das comunidades. A procuradora da República e uma das coordenadoras do projeto Daniele Escobar destaca: “o Ministério Público tem o dever institucional de assegurar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, tem a obrigação de levar mais dignidade e buscar a inclusão social. Estamos fazendo isso através da arte, da poesia, da integração e do diálogo. Estamos exercendo e buscando cidadania para todas as pessoas”.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar