Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Criminal
28 de Maio de 2021 às 18h40

MPF obtém condenação de integrantes do PCC atuantes na fronteira sul do RS

Denúncia apontou que trio preso na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai seria ligado ao PCC

CONDENAÇÃO ESCRITO SOBRE FUNDO ESCURO

Imagem: Secom/PGR

Denúncia realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de três indivíduos flagrados em um veículo pela Polícia Federal na cidade de Chuí, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, que carregavam consigo uma pistola Glock 9mm, munição e cerca de R$ 2.2 mil.

Os três denunciados, que já se encontram detidos no Presídio Regional de Pelotas, foram condenados por tráfico internacional de arma e falsa identidade.

De acordo com a denúncia do MPF, foi encontrado, no veículo, um manuscrito com anotações contendo relação de ocupantes de funções típicas de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e orientações de como acessar compartimentos secretos de automóveis, onde geralmente são carregadas drogas e armas ilícitas.

O MPF também relatou à Justiça que dois dos três flagrados possuem tatuagens de símbolos reconhecidamente utilizados por integrantes de facções criminosas, tendo sido, ambos, identificados como integrantes do PCC pela Polícia Federal – um deles foi identificado como sendo um dos dirigentes da facção no estado do Paraná.

A investigação apurou que o grupo foi preso quando retornava de uma temporada no Uruguai onde, além de adquirir a arma roubada da polícia uruguaia e apreendida pelas autoridades em território brasileiro, teriam praticado ao menos quatro assaltos a residências. Esta foi a segunda arma roubada da polícia uruguaia e apreendida na fronteira do Chuí recentemente.

O MPF também apurou indícios de que o trio encontrava-se em território uruguaio com o objetivo de levantar capital financeiro em favor do PCC a partir da prática de crimes contra o patrimônio.

Um dos réus foi condenado a pena superior a dez anos de reclusão. A denúncia criminal pode ser acompanhada na Justiça Federal do RS a partir do protocolo Nº 5004310-51.2020.4.04.7101.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
Imprensa: saj.mpf.mp.br

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar