Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Meio Ambiente
22 de Março de 2018 às 14h25

Projeto do Ministério Público Federal lança portal no Dia Mundial da Água

Portal Conexão Água foi apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água 2018

Logomarca do projeto Conexão Água

Logomarca do projeto Conexão Água

Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, foi lançada a primeira fase do Portal Conexão Água, novo espaço virtual do projeto patrocinado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF). O lançamento foi realizado durante sessão especial do 8o Fórum Mundial da Água, principal evento temático que acontece em Brasília até amanhã (23) e que contou com a participação de membros da equipe do projeto.

O portal é fruto do trabalho realizado pelo Conexão Água, em especial, desde agosto de 2017. O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar o acesso da população a informações sobre a qualidade da água,  estimulando o controle social, a gestão de riscos e a transparência para a defesa da água, bem de uso comum do povo e direito humano fundamental. “Queremos oferecer à sociedade transparência e parâmetros confiáveis para que ela possa monitorar o controle da qualidade da água e também para que tenha a possibilidade de contribuir com alternativas e soluções inovadoras”, explica a procuradora regional Sandra Kishi.

Mediante essa ferramenta digital é possível acessar de forma facilitada documentos, artigos científicos, pareceres, decisões judiciais, mapas interativos, pesquisas, videoaulas, relatórios, links com dados de monitoramento de qualidade da água oficiais e outros. Além de reunir todo o material levantado pelo Conexão Água em seus anos de atividade, o portal também funciona como uma rede colaborativa digital, que tem o objetivo de implementar a boa governança colaborativa da água.

Além da apresentação do portal, o Conexão Água também participa de outras atividades durante a semana da água em Brasília, com apresentações de palestras no Fórum Alternativo Mundial da Água e no estande do MPF na Feira do 8º Fórum Mundial da Água. 

Como nasceu - O Conexão Água é uma evolução do Projeto Qualidade da Água, ambos desenvolvidos pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR), que trata de temas relacionados à defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural. Desde que foi iniciado, em 2015, o Qualidade da Água reuniu colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como acadêmicos, gestores de recursos hídricos, gestores públicos e privados, membros de ministérios públicos federal e estaduais, ONGs e outros segmentos públicos e privados, com o intuito de avaliar e cooperar de forma estratégica e transparente para a elaboração e implementação das metas de qualidade nas bacias hidrográficas brasileiras, com participação da sociedade.

Ao longo desse período, os projetos Qualidade da Água e Conexão Água, por meio de metodologia de constantes reuniões técnicas participativas, levantaram diversas informações de diversas áreas e níveis, de ordem institucional e científica, sobre gestão de riscos e governança, formando consistente material baseado em pautas, atas e relatórios elaborados coletivamente e validados por uma Comissão Consultiva do Projeto, que ajudam a compreender quais são os principais desafios e quais os adequados mecanismos de como a sociedade pode colaborar efetivamente para a melhoria da qualidade da água e para a transparência na gestão hídrica de forma integrada com a gestão do meio ambiente e da saúde.

O Conexão Água reúne em seu portal todo esse trabalho articulado e em sinergia, tornando-o disponível em um único espaço virtual. São documentos, artigos científicos, pareceres, decisões judiciais, mapas interativos, pesquisas, tutoriais, relatórios, links para dados de monitoramento oficiais e outros dados que permitem que a sociedade tenha em mãos parâmetros confiáveis para o controle da qualidade das águas e possa diagnosticar os desafios para melhor colaborar com iniciativas, soluções e alternativas inovadoras.

O projeto busca, assim, uma rede colaborativa digital que una novos atores e se perpetue como uma ferramenta inovadora. "Buscamos maior transparência, qualidade e integração das informações, para estimular a sociedade a participar como protagonista de mudanças efetivas na busca pela boa governança da água, integrando-a com a gestão da saúde pública, do meio ambiente e com respeito a todas as formas de vida, pela preservação das águas", afirma Sandra Kishi.

O trabalho de elaboração do Portal contou com o apoio da equipe do Projeto Aptus, que promoveu a indexação da base e desenvolveu o buscador, além do das equipes de Tecnologia da Informação da PGR e da PRR3.


registrado em: *4CCR, Meio ambiente
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP
CEP 01318-002

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Assessoria de Comunicação Social
Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)

Como chegar