Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Controle Externo da Atividade Policial
10 de Junho de 2022 às 18h45

Racismo na atividade policial: MPF seleciona artigos científicos para coletânea digital

Prazo para envio dos textos foi prorrogado até 30 de julho. Seleção será feita por comissão do Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial

arte retangular sobre fundo com pintura abstrata. Etá escrito seleção de artigos racismo na atividade policial saiba mais nas cores verde escuro e branca.

Arte: Secom/MPF

A Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do Ministério Público Federal (7CCR/MPF) prorrogou, até 30 de julho, o prazo para recebimento de artigos científicos sobre o tema Racismo na Atividade Policial. Os textos selecionados farão parte de coletânea digital sobre o assunto. A publicação tem como objetivo fomentar, em perspectiva interdisciplinar, a discussão sobre racismo institucional, com especial ênfase nas atividades das polícias federais (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal e Força Nacional).

Entre os temas sugeridos para abordagem pelos autores estão o perfil sociodemográfico das carreiras policiais; o ingresso, a permanência e a ascensão das mulheres negras nas corporações; os impactos da equidade de gênero, raça e diversidades nas polícias; a efetividade das cotas e demais ações afirmativas; o racismo como violação de direitos humanos; e a formação policial.

São propostas, ainda, reflexões sobre os estereótipos étnico-raciais nas abordagens policiais; a relação da polícia com a população negra, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais; racismo e punitivismo; atuação do Ministério Público e das polícias federais nos crimes de preconceito racial; estratégias para a desconstrução do racismo nas instituições policiais; e a experiência do Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial (GTI).

Seleção - A publicação será organizada por comissão do GTI, responsável pela avaliação dos materiais submetidos e seleção para publicação. Serão aceitos textos inéditos; não inéditos, porém atualizados ou adaptados; adaptações de monografias e resumos de dissertações ou teses. É permitida a inscrição de até dois trabalhos por autoria, possibilitada a coautoria de até três pessoas.

Os artigos devem ser enviados para o e-mail 7ccr@mpf.mp.br, de acordo com as especificações técnicas contidas no edital de chamamento. O resultado da seleção será divulgado 60 dias após o término do prazo de entrega dos textos. Os direitos de publicação dos artigos aprovados serão reservados à 7CCR.

Edital 7CCR 1/2022

Edital 7CCR/2022 - Prorrogação da seleção

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: *7CCR
Contatos
Endereço da Unidade


Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita