Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Geral
11 de Abril de 2022 às 9h10

MPF em Pernambuco com três finalistas do Prêmio República

Cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de maio, em Brasília

Arte: ANPR

Arte: ANPR

O Ministério Público Federal em Pernambuco (PE) conta com três membros ministeriais entre os finalistas do X Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A lista dos finalistas (confira aqui) foi divulgada pela ANPR na última sexta-feira (8/4). A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 4 de maio, às 19h, em Brasília.

Os finalistas do MPF em PE foram indicados na categoria "Combate ao crime e outros ilícitos". Os procuradores da República Cláudio Dias e Silvia Regina Pontes Lopes concorrem com "Aprimoramento da auditabilidade dos gastos em saúde realizados por entidades do terceiro setor no Estado de Pernambuco em tempos de pandemia" (confira o resumo da atuação). Como colaboradores internos, os procuradores destacaram a atuação da Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada – com pesquisas que subsidiaram a obtenção de liminares que afirmam o dever de transparência e auditabilidade do Estado – e da Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria da República em Pernambuco.

O MPF também contou com a parceria externa de Lucieni Pereira (auditora de controle externo do Tribunal de Contas da União – TCU), bem como dos procuradores do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Cristiano Pimentel e Germana Laureano – esta, autora da representação ao Tribunal de Contas do Estado de PE (TCE-PE) que resultou na publicação da Resolução nº 154 de 15 de dezembro de 2021. Também integram como parceiras externas as promotoras de Justiça Alice de Oliveira Morais e Aline Florêncio, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O MPF, com a colaboração do MPCO e do MPPE, obteve considerável robustecimento do sistema de controle e auditabilidade dos gastos realizados por entidades do terceiro setor em saúde no Estado de Pernambuco, permitindo a apresentação de prestação de contas, por parte das OSSs, diretamente perante o TCE, bem como a responsabilização e aplicação de sanções pela corte de contas. A atuação conjunta dos órgãos ministeriais garante a auditabilidade de recursos endereçados aos serviços públicos de saúde da população, que, somente no exercício financeiro de 2020, ultrapassaram R$ 2 bilhões para o Estado, especialmente diante da pandemia. O MPF também obteve decisão do TCU (Acórdão nº 2179/2021) que determina a criação de sistema centralizado contendo os dados de transparência dos recursos vinculados à União e sub-repassados a organizações sociais.

Ainda na categoria "Combate ao crime e outros ilícitos", a comissão julgadora do X Prêmio República indicou o procurador da República Pedro Jorge do Nascimento Costa, pela atuação no âmbito da Operação Lobos.

É a quarta vez consecutiva que membros do MPF em Pernambuco figuram entre os finalistas do Prêmio República, tendo concorrido em 2019 com “Combate à corrupção e tratamento de hemofílicos no Brasil: o caso Hemobrás” (Silvia Regina Pontes Lopes) e “Ação civil pública para produzir efeitos no NE” (Alfredo Falcão Jr.); em 2020, com “Transparência e auditabilidade de recursos públicos destinados ao terceiro setor de saúde: relato de atuação conjunta entre MPF e TCE no estado de Pernambuco” (Silvia Pontes Lopes); em 2021, com “Operação Apneia e controle de gastos públicos em tempos de pandemia” (Cláudio Dias e Silvia Pontes Lopes), “Indenização de moradias condenadas” (Alfredo Falcão Jr.) e  “Confisco alargado no tráfico de drogas” (Pedro Jorge do Nascimento Costa).

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão
(81) 2125-7310
Telefones de plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente):
- Procuradoria da República em Pernambuco, Procuradoria da República em Goiana e Procuradoria da República Polo Cabo de Santo Agostinho/Palmares: 
(81) 99303-0025
Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.
Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita