Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Geral
6 de Outubro de 2020 às 12h50

MPF apoia arrecadação de doações para crianças indígenas

Campanha ‘Juntos pela causa indígena’ entregará brinquedos, roupas e calçados para crianças das etnias warao, potiguara e tabajara

A imagem mostra uma paisagem com grama verde e quatro crianças brincando. São duas meninas e dois meninos com cor de pele escura, similar à pele dos povos indígenas. O cartaz traz o título Dia das Crianças e traz várias informações sobre a campanha.

Arte: ONG Rede Povos da Terra da Paraíba

O Ministério Público Federal (MPF) apoia a campanha ‘Juntos pela causa indígena’ promovida pela ONG Rede Povos da Terra da Paraíba para arrecadar doações de brinquedos, roupas e calçados e distribuir a crianças venezuelanas da etnia warao refugiadas em Campina Grande e João Pessoa e às crianças indígenas das etnias tabajara e potiguara, no litoral paraibano. Serão contempladas crianças indígenas com faixa etária entre 1 mês a 13 anos de idade.

Segundo informações divulgadas pela ONG, o objetivo da campanha é “fortalecer cada vez mais a rede de solidariedade para a causa indígena na Paraíba”. A mensagem lembra a Declaração Universal dos Direitos da Criança de que “toda criança tem o direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e as autoridades públicas garantir a elas o exercício pleno desse direito”.

A campanha ocorrerá em quatro etapas: de início, serão alcançadas 102 crianças potiguaras com ações focando principalmente nas aldeias Taepe, Mata Escura e Cumaru, localizadas no litoral Norte do estado. Em seguida, a ação contempla 75 crianças indígenas tabajaras, nas aldeias Barra de Gramame, Vitória e Nova Conquista no litoral Sul da Paraíba. Na sequência, serão contempladas 101 crianças indígenas venezuelanas, da etnia warao, residentes em seis abrigos em João Pessoa, sob a responsabilidade do Centro Social Arquidiocesano São José. Por fim, a campanha alcançará 24 crianças waraos que estão em abrigo da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Para a realização de toda a campanha serão adotadas medidas sanitárias, conforme o protocolo da OMS para prevenção da covid-19.

Como e onde doar - Serão recolhidas doações nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Na capital, o ponto de coleta da campanha é na Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada na Av. Paraná, 184, bairro dos Estados, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Em Campina Grande, as doações devem ser entregues no Centro Artístico Cultural da UEPB, localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, 44, Centro, também das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 9.8184-1251 e (81) 9.9850-1764.

Cartaz campanha Justos pela causa indigenaApoiadores – Conforme os organizadores, além do MPF, a campanha ‘Juntos pela causa indígena’ tem apoio da Defensoria Pública da União, Ministério Público da Paraíba, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Trabalho, Funai, Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, Serviço Pastoral do Migrante do Nordeste, Arquidiocese da Paraíba, Uninassau Campina Grande, Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba, Amigos do Bem e Movimento dos Atingidos por Barragens.

Com informações da ONG Rede Povos da Terra da Paraíba

Texto original da campanha disponível AQUI e AQUI.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 9h às 14h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

registrado em: *6CCR, Indígenas
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Durante a pandemia da covid-19, o atendimento ao público se mantém, preferencialmente, pelo app MPF Serviços e pelo Protocolo Eletrônico. Caso persistam dúvidas, devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita