Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
20 de Julho às 18h0
Por Debora Simões Teixeira Mourão

MPF explica atuação ao público por meio de vídeo institucional

Cidadãos podem entender de forma simples como atua a instituição que luta para assegurar os direitos da sociedade e combater a corrupção

MPF explica atuação ao público por meio de vídeo institucional

Está disponível no canal do Ministério Público Federal (MPF) no Youtube vídeo que explica de forma simples e dinâmica as atribuições e o funcionamento da instituição. Por meio do vídeo institucional, os cidadãos podem entender como o MPF está estruturado e em quais situações pode atuar, na proteção dos direitos da sociedade e no combate à corrupção. 

O vídeo tem aproximadamente 10 minutos, com locução e legenda em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês). Ele mostra como o MPF age em todo o Brasil nas áreas constitucional, cível, criminal e eleitoral. Como parte integrante do Ministério Público brasileiro, a instituição tem a missão de fazer com que a Constituição seja cumprida, além de atuar na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.

Produzido pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, a pedido da Secretaria de Cooperação Internacional, o vídeo foi idealizado para ser exibido em reuniões e eventos com autoridades estrangeiras e nacionais. Também pode ser usado por membros e servidores em apresentações e palestras no Brasil e no exterior. Para que seja mais amplamente compreensível, o vídeo também é acessível por meio da linguagem brasileira de sinais (Libras).

Segundo o secretário de Cooperação Internacional, Vladimir Aras, o vídeo também pretende difundir o conhecimento sobre as atribuições do MPF na internet. "Outro objetivo é contribuir com a visão estabelecida no plano estratégico do MPF que é, até 2020, ser reconhecido nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção", disse.
    
Atribuições - O vídeo explica que compete ao MPF ajuizar ações em nome da sociedade e oferecer denúncias criminais à Justiça, devendo ser ouvido em todos os processos em andamento na esfera Federal que envolvam interesse público. A instituição também é responsável por fiscalizar o cumprimento da Constituição, das leis federais e tratados internacionais. 

Além disso, busca garantir o respeito aos direitos fundamentais e sociais dos cidadãos e assegurar a proteção de crianças e adolescentes, do patrimônio cultural e do meio ambiente. Também atua na proteção dos direitos do consumidor e dos presidiários, no combate ao trabalho análogo ao escravo, entre outros temas. Cabe, ainda, ao MPF prezar pela transparência dos atos da administração, fiscalizar todas as fases do processo eleitoral e verificar se os recursos públicos estão sendo usados de acordo com a lei. 

Todas as versões do vídeo já estão disponíveis no canal institucional do MPF no Youtube e na TVMPF.

Clique aqui para acessar o vídeo em português.

Para acessar as demais versões, clique aqui.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal