Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Cooperação Internacional
18 de Maio às 18h50
Por Terezinha Moreira de Jesus

Capacitação exclusiva para membros e servidores abordará os desafios da proteção de dados no setor público

Realizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, curso ocorrerá entre 24 e 27 de maio

Capacitação exclusiva para membros e servidores abordará os desafios da proteção de dados no setor público

Arte: ITS/Rio

Capacitar membros e servidores do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos nos estados e do Conselho Nacional do Ministério Público para atuar assertivamente na proteção de dados pessoais. Esse é objetivo do curso Os Desafios da Proteção de Dados no Setor Público, promovido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS). A capacitação, realizada em parceria com o MPF e financiada pelo Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido, será realizada entre 24 e 27 de maio, das 16h30 às 18h. Para participar, interessados devem se inscrever até as 10h da próxima segunda-feira (24). Vale ressaltar que, para a inscrição, é obrigatório utilizar e-mail institucional. O link de acesso ao curso será enviado pelo ITS Rio, em 24 de maio, para o endereço informado.

Ao longo do curso, serão abordados temas como a adequação e o preparo do banco de dados conforme direitos dos usuários, segurança dos dados armazenados em nuvens, e a questão de dados coletados para um fim serem utilizados para outro durante uma investigação. “Objetiva-se a compreensão dos conceitos chave, dos princípios, dos direitos e das sistemáticas presentes na Lei Geral de Proteção de Dados e normativas conexas e como estes se relacionam com a atuação do Ministério Público”, informa o ITS Rio. Clique aqui para mais informações sobre o conteúdo das quatro aulas que serão ministradas.

Vale ressaltar que a atividade será realizada online em tempo real via plataforma interativa do ITS Rio. As aulas também ficarão gravadas por até seis meses para consulta dos matriculados. O ITS Rio emite certificados de conclusão para alunos que assistirem a 75% das aulas ao vivo ou certificado de participação para alunos que assistirem a todas as aulas gravadas até 15 dias após o curso. Os certificados podem ser usados como comprovante de horas complementares, tendo para este curso a carga horária de 12 horas incluindo as aulas online e o acesso ao material complementar.