Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Geral
6 de Junho de 2022 às 14h30

Nota à imprensa: MPF acompanha caso de desaparecimento de indigenista e de jornalista na região do Vale do Javari (AM) (atualizada)

MPF instaurou um procedimento administrativo para apuração e acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil

Foto área mostra uma região ribeirinha. Em branco está escrito Nota à Imprensa e o logo do MPF em uma tarja verde

Arte: Ascom PR/AM

O Ministério Público Federal (MPF) foi informado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), na manhã de hoje (6), do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Phillips na região do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

De acordo com as informações iniciais, o desaparecimento ocorreu no trecho entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (AM).

A partir da comunicação, o MPF instaurou um procedimento administrativo para apuração e acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil. Esta última já confirmou ao MPF que conduzirá as atividades de busca na região, por meio do Comando de Operações Navais.

O MPF seguirá intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças pra assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível.

Em relação ao recebimento de informações, em data anterior, sobre ameaças a colaboradores da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), o Ministério Público Federal informa que foi instaurado procedimento de apuração do caso tão logo recebeu a representação. As procuradoras da República que atuam na unidade do MPF em Tabatinga estiveram em Atalaia do Norte, no final de maio, para uma série de reuniões relacionadas a objetos de atuação do MPF na região - entre os temas estava a apuração em questão - para levantamento de informações que pudessem subsidiar os procedimentos. A investigação sob as ameaças está sob sigilo, o que impede a divulgação de outras informações sobre o caso no momento.

 

*Texto alterado às 19h28, de 06/06/2022, para inclusão de informações sobre investigação de ameaças relatadas pela Univaja.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4700
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/mpfamazonas
twitter.com/mpf_am

registrado em: Vale do Javari
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.


Plantão judicial - Saiba como funciona


Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita