MPF e outros órgãos fazem visita técnica em sítio arqueológico do Tocantins
O sítio Caititu é o único local com pinturas rupestres aberto oficialmente ao turismo no Estado do Tocantins
Foto: Comunicação/MPF
Foi realizada, na última sexta-feira (1º), uma visita técnica ao Sítio Caititu, com objetivo de conhecer a estrutura de visitação turística. O Sítio Caititu, localizado na cidade de Lajeado, possui um paredão de 50 metros de extensão e até seis de altura, com mais de 1.500 grafismos rupestres com motivos zoomorfos, antropomorfos e geométricos em várias tonalidade de vermelho e amarelo.
Em agosto deste ano, o Ministério Público Federal instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atuação dos órgãos públicos na proteção das pinturas rupestres situadas na Serra do Lajeado, nos municípios de
Palmas e Lajeado.
Estiveram presentes na visitação o procurador da República Álvaro Manzano, o prefeito de Lajeado, Júnior Bandeira, e representantes do Ministério Público do Estado do Tocantins, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Fundações de Cultura e de Turismo de Palmas e do Tocantins, do Sebrae/TO e da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR).
O procurador da República Álvaro Manzano falou sobre o objetivo da visita: “A intenção do MPF é que os órgãos públicos regulem e monitorem o turismo nesses sítios arqueológicos, de forma a garantir o acesso e sua preservação”.
O Sítio Caititu é a única localização do Estado do Tocantins com esse tipo de patrimônio oficialmente aberto ao turismo. De acordo com o arqueólogo do Iphan Rômulo Macedo, ainda não existe informação sobre a idade do sítio.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Tocantins
(63) 3219-7238/7315 | 99247-8714
prto-ascom@mpf.mp.br | Twitter: @mpf_to
https://saj.mpf.mp.br/