Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

30 de Abril de 2007 às 12h31

MPF/SP acompanha situação de sem-teto que deixarão Ocupação Prestes Maia

Atuação do MPF, MP/SP e Defensoria Pública permitiu adiar reintegração de posse por 60 dias. Moradias estão sendo designadas para os ex-ocupantes

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) acompanha a situação da desapropriação da Ocupação Prestes Maia, edifício na avenida Prestes Maia, 911, em São Paulo, ocupado por mais de 900 sem-teto desde 2002. O prazo para desocupação do imóvel foi adiado em 60 dias por decisão da 25ª Vara Cível da Capital, no último dia 13 de abril, após atuação conjunta da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, de promotores do Grupo de Inclusão Social, do Ministério Público de São Paulo (MP/SP), e da Defensoria Pública do estado de São Paulo.

Em reunião realizada no MPF/SP, no último dia 24, com a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Adriana da Silva Fernandes, os chefes de gabinete da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Secretaria de Estado da Habitação, informaram que 150 famílias que ocupavam o prédio aceitaram ir para um empreendimento da CDHU, em Itaquera.

Ao todo, desde a assinatura de um acordo de cooperação entre União, estado e prefeitura para solucionar o caso, a secretaria já realizou 350 atendimentos. Além das 150 famílias que vão para Itaquera, outras 150 optaram receber o auxílio emergencial da prefeitura (bolsa-aluguel) por seis meses, renováveis por até mais seis.

Os interessados por empreendimentos do estado, como o prédio da CDHU, devem preencher os requisitos de financiamento da Caixa Econômica Federal para famílias de baixa renda, que exige renda familiar de até três salários mínimos.

As 50 famílias restantes que ainda não demonstraram interesse no imóvel de Itaquera ou não querem mudar para lá, poderão manifestar-se sobre outros três imóveis identificados pela Cohab.


Marcelo Oliveira
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em São Paulo
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

registrado em: direitos humanos, Geral
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita