Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Criminal
13 de Novembro de 2023 às 19h15

MPF denuncia homem que proferiu discurso de ódio contra muçulmanos em Guarulhos (SP)

Caso ele seja condenado, pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa

Arte retangular em tons de azul claro, escuro e marrom com a imagem de uma lupa analisando uma digital. Em letras brancas escrito Criminal

Arte: Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um internauta por defender ideias preconceituosas e violentas contra muçulmanos em Guarulhos (SP). Em data desconhecida, o homem publicou no YouTube um vídeo no qual ele aparece diante do Cemitério Islâmico da cidade proferindo ataques a pessoas adeptas dessa religião. 

Na gravação, já removida da plataforma, o denunciado afirma estar no local “para fazer mais um ato de ódio aos muçulmanos”. O autor do vídeo diz esperar “que todos os islâmicos brasileiros sejam mortos ou que vão lá para a Síria, para a Líbia, porque é lá que é o território deles”. E conclui: “Aqui nós somos brasileiros, nós somos cristãos.”

A conduta do internauta se enquadra no artigo 20 da Lei n° 7.716/89, que tipifica o crime de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. De acordo com o parágrafo 2º do dispositivo, o crime se torna ainda mais grave se praticado em meios de comunicação ou pela internet. Caso a Justiça aceite a denúncia do MPF e instaure a ação penal, o acusado pode ser condenado a até cinco anos de prisão, além do pagamento de multa.

“Discursos de ódio como esse devem ser repudiados e gerar punições judiciais exemplares. A liberdade de expressão não admite palavras que induzam à discriminação, à violência e ao extermínio de pessoas ou grupos”, destacou a procuradora da República Luisa Astarita Sangoi, autora da denúncia do MPF.

Ação Penal nº 0000702-33.2019.4.03.6119

Consulta pública

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em São Paulo
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP
youtube.com/mpfspcanal

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(11) 3269-5701

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita