Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

Criminal
29 de Março de 2016 às 10h35

MPF/SP: Justiça em Lins condena executivo por sonegação milionária de contribuições à Previdência

Além de suprimir recolhimento aos cofres públicos, gestor de frigorífico de Promissão embolsou valores descontados em folha salarial

A Justiça Federal em Lins (SP) condenou o gestor de um frigorífico do município de Promissão que sonegou R$ 8,35 milhões em contribuições previdenciárias entre 1994 e 2000. José Hugo Gentil Moreira terá de cumprir dez anos e seis meses de prisão, inicialmente em regime fechado. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal, que havia denunciado o diretor financeiro do Frigorífico Gejota Ltda.

A pena aplicada considera também a apropriação ilegal de parte dessa quantia. Entre julho de 1998 e janeiro de 2000, Moreira foi responsável por embolsar indevidamente mais de R$ 688 mil, montante que deixou de ser recolhido aos cofres da Previdência Social, embora tenha sido descontado da folha salarial dos funcionários.

As investigações apontaram que a sonegação foi possível por meio da intermediação fraudulenta de mão de obra, com a admissão de funcionários sob a denominação de cooperados, e a omissão de informações trabalhistas e contábeis em guias de recolhimento à Previdência. Os crimes foram descobertos a partir de inquéritos policiais e da apuração conduzida pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

O executivo poderá recorrer da sentença em liberdade. O MPF vai recorrer da decisão judicial para que a pena seja aumentada, sobretudo em relação à prática de apropriação indébita previdenciária.

O número da ação penal é 0001686-80.2001.403.6108. A tramitação pode ser consultada em http://www.jfsp.jus.br/foruns-federais/.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Atendimento à imprensa: Diego Mattoso
11-3269-5068 / 5368 / 5170
prsp-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_sp

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita