Sergipe

20 de Janeiro de 2021 às 23h30

Plan-Assiste: conheça as regras específicas de contribuição

As contribuições regulares ao Plan-Assiste são acrescidas em 35% para servidores sem vínculo e em 50% no caso de pais não dependentes econômicos

cruz verde do Plan-Assiste num fundo branco

Arte: Secom PGR

O Plan-Assite tem regras de contribuição específicas para servidores sem vínculo e para mães e pais não dependentes econômicos. Saiba mais sobre essas regras e conheça o normativo que disciplina tais casos.

Servidores sem vínculo com a Administração Pública

Implementada desde 2008, a regra especial que prevê o acréscimo de 35% sobre o valor regular da contribuição é aplicável a todos os beneficiários, inclusive o titular, inscritos no programa pelos servidores sem vínculo com a Administração Pública.

Esse aumento contributivo foi fundamentado em estudo técnico realizado à época e justifica-se pelo fato de que os servidores sem vínculo apresentam menor tempo médio de permanência no Plan-Assiste, portanto reduzem-se os efeitos da aplicação dos mecanismos de solidariedade e mutualismo que dão suporte ao equilíbrio dos resultados econômico-financeiros, e, ainda, aumenta-se o risco de inadimplência nas situações de exoneração em que haja saldos devedores remanescentes.

A base normativa da aplicação da regra especial de contribuição para os beneficiários de servidores sem vínculo encontra-se no §1º do art. 5º da Norma Complementar nº 18/2020 do Conselho Gestor do Plan-Assiste.

Mães e Pais não dependentes

Os beneficiários mães e pais que vierem a perder a condição de dependente econômico do titular para fins de o imposto de renda podem, a pedido do titular, continuar vinculados ao Plan-Assiste, desde que possuam mais de 5 anos de vínculo ininterrupto com o programa, conforme prevê o § 3º do art. 2º da Norma Complementar nº 18/2020 do Conselho Gestor.

Nesses casos, a manutenção da inscrição do beneficiário mãe ou pai fica condicionada ao acréscimo de 50% sobre o valor da contribuição regular devida em relação a estes beneficiários.

Essa regra foi aprovada pelo Conselho Gestor do Plan-Assiste/MPU em outubro de 2018 e foi mantida para a nova tabela contributiva, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2021.

Veja íntegra da Norma Complementar nº 18/2020.

Acesse também a tabela com os valores regulares de contribuição vigentes a partir de 1º de janeiro deste ano.

#Paratodoslerem: A imagem traz a identidade visual do Plan-Assiste, formada por uma cruz com um sombreado em verde e listras na ponta direita. Embaixo está escrito "Plan-Assiste".

Ministério Público Federal em Sergipe
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: Plan-Assiste
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--