Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Meio Ambiente
6 de Setembro de 2022 às 10h30

Interesse Público mostra ações de educação ambiental em Sergipe pela Fiscalização Preventiva Integrada

Veja também: Hospital Regional do Baixo Amazonas tem cancelado exames por falta de transporte aéreo de insumos. Edição inédita vai ao ar nesta sexta-feira (2), às 20h, na TV Justiça

Fotografia de homem e mulher abrindo gaiola de madeira para soltura de ave na floresta

Imagem: divulgação Interesse Público

O Interesse Público desta semana traz a segunda reportagem da série especial sobre a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Sergipe. A matéria aborda a criação de animais silvestres em cativeiros ilegais. Durante uma visita da FPI, mais de 900 animais foram resgatados na região do Baixo São Francisco. A equipe Fauna aproveitou a oportunidade e realizou atividades de educação ambiental para mais de mil crianças e adolescentes da região.

Em outro destaque, o Ministério Público Federal (MPF) alertou a Justiça sobre o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém (PA) ter cancelado exames por falta de transporte aéreo de insumos. Segundo o MPF, a unidade de saúde deixou de oferecer o exame necessário para coletar informações e combater os tipos mais frequentes de câncer (de mama e de próstata) e para avaliar problemas no coração, rins, tireoide, pulmões e outros órgãos. De acordo com o HRBA, atualmente existem 439 pacientes aguardando na fila para fazer esse exame.

Meio Ambiente – Em São Paulo, reportagem mostra os detalhes de um acordo milionário firmado entre o MPF e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A empresa destinará R$ 16,9 milhões em ações de interesse público e social. A Prefeitura Municipal de Jaú e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) devem destinar os recursos a ações de combate e prevenção à violência doméstica e monitoramento da acessibilidade na internet. O acordo ocorreu depois de uma longa batalha judicial, na qual a CPFL foi condenada a ressarcir consumidores de baixa renda da região de Bauru (SP), que deixaram de receber subsídio nas tarifas entre 1996 e 2000.

Outros temas - Há quatro anos o MPF iniciou investigação sobre o abandono do patrimônio ferroviário mineiro, ocasião em que foi criado programa em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para recuperar as estações centenárias abandonadas pelo estado. A estação de Uberaba, por exemplo, foi reformada e vai abrigar o Museu dos Ferroviários. Já a de Campos Altos, inaugurada em 1912, está com obras em estado avançado para abrigar um Centro de Memória da antiga ferrovia. Há outras estações que serão atendidas pela iniciativa na região.

No Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal promoveu, em 30 de agosto, o evento Cem Anos da Semana de 22 e os Reflexos sobre as Instituições Brasileiras. O evento teve como objetivo buscar uma reflexão acerca dos impactos da Semana de Arte Moderna de 1922 nas instituições brasileiras, por meio de debates e palestras. O evento contou ainda com uma exposição fotográfica de dez grandes casos de atuação do MPF na área de Patrimônio Cultural.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 28 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *4CCR, FPI, *FPI São Francisco
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar