Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Consumidor e Ordem Econômica
18 de Agosto de 2022 às 10h55

FPI/SE analisa qualidade da água consumida pela população nos dez municípios sergipanos fiscalizados na 6ª etapa

Das 47 amostras de água tratada analisadas, apenas uma apresentou resultado insatisfatório

Foto mostra um homem tirando água no bebedouro grande. à sua direita uma mulher o observa.

Foto: Ascom/FPI/SE

Durante a realização da 6ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI)/SE – coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho – a Equipe Saneamento também visitou, nos municípios fiscalizados, as Estações de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para avaliar a qualidade da água que é consumida pela população na região.

Foram visitados os municípios de São Francisco, Cedro de São João, Telha, Propriá, Neópolis, Santana de São Francisco, Japoatã, Brejo Grande, Ilha das Flores e Pacatuba.

“Uma das atribuições da Equipe Saneamento da FPI/SE é analisar os dados de qualidade da água que, regularmente, as vigilâncias sanitárias municipais inserem no sistema de informação do Ministério da Saúde, o Sisagua. Os dados têm revelado bons resultados de qualidade da água consumida pela população dos municípios visitados, porém, não significa que devamos baixar a guarda”, explicou o coordenador da equipe, Alexsandro Bueno.

Para a realização de análises dos parâmetros de potabilidade da água nessas cidades, a equipe contou com a Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). No total, foram coletadas 47 amostras de água tratada e 10 amostras de água sem tratamento, para fins de mensuração da eficiência das metodologias utilizadas pela Deso para filtração e desinfecção da água.

Apenas uma das amostras apresentou resultado insatisfatório: a que foi coletada na Estação de Tratamento de Água do Povoado Alto do Santo Antônio, município de Neópolis. “O promotor de Justiça que atua em Neópolis entrou em contato conosco e falou da necessidade de analisar a qualidade da água no município. Havia suspeitas de que os laudos da Deso não estavam correspondendo à realidade informada pela comunidade. A equipe foi até o Povoado Alto do Santo Antônio onde, segundo informações da população, o problema é mais recorrente e infelizmente o resultado das amostras coletadas foi insatisfatório”, relatou a promotora de Justiça e coordenadora da FPI em Sergipe, Karla Carvalho, que acompanhou a Equipe Saneamento em algumas visitas às Estações de Tratamento de Água.

A Companhia de Saneamento de Sergipe será notificada pela Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária para que adote as medidas necessárias à correção do desvio de qualidade.

Apesar desse dado isolado, o coordenador da Equipe Saneamento comemorou a apuração geral e atribuiu os efeitos ao trabalho que vem sendo realizado pela Fiscalização Preventiva Integrada. “Com estes resultados das ações fiscalizatórias, vislumbramos desdobramentos positivos verificados ao longo dos anos por meio da FPI. É nítida a melhoria da qualidade da água oferecida à população, o que, consequentemente, contribui sobremaneira para a diminuição de índices como os de doenças de transmissão hídrica”, enfatizou Alexsandro Bueno.

FPI saneamento

Equipe Saneamento - A Equipe Saneamento da FPI/SE é formada pela Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa/SE), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/SE), Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agrese), Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e Polícia Militar de Sergipe (PMSE).

Instituições Parceiras - Quarenta e duas instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. Além das quatro instituições coordenadoras, são 20 órgãos federais, 15 órgãos estaduais e três instituições sem fins lucrativos participantes da FPI/SE 2022.

Instituições que integram a FPI/SE 2022: Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho – PRT/20ª Região; Ministério Público do Estado de Sergipe; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Departamento de Polícia Rodoviária Federal; Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Sergipe; Departamento da Polícia Federal; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Fundação Nacional de Saúde; Secretaria do Patrimônio da União; Universidade Federal de Sergipe; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; Marinha do Brasil / Capitania dos Portos; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto Federal de Sergipe; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Fundação Cultural Palmares; Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco; Universidade Federal de Pernambuco; 28º Batalhão de Caçadores; Agência Nacional de Mineração; Conselho Regional de Medicina Veterinária; Secretaria de Relações do Trabalho; Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe; Pelotão de Polícia Ambiental; Fundação de Cultura e Arte Aperipê; Administração Estadual do Meio Ambiente; Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário; Secretaria de Segurança Pública; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Agência Reguladora de Serviços Públicos; Polícia Civil de Sergipe; Coordenação de Vigilância Sanitária; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/ Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Polícia Militar do Estado de Sergipe; Grupamento Tático Aéreo; Polícia Militar do Estado de Alagoas; Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe; Centro de Manejo de Fauna da Caatinga; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Assessoria de Comunicação e Imprensa – FPI/SE

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *3CCR, *4CCR, *FPI São Francisco
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 15h

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 15h, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar