Sergipe

Comunidades Tradicionais
24 de Agosto de 2022 às 13h45

Comunidades tradicionais participam de oficinas sobre Turismo de Base Comunitária durante FPI/SE

Atividades, que contaram com cerca de 120 pessoas, ocorreram em Brejo Grande, Japoatã, Ilha das Flores e Pacatuba

Foto de um rapaz em pé falando para pessoas da comunidade quilombola, que estão sentadas em cadeiras ao redor dele

Oficina de Turismo de Base Comunitária na Comunidade Quilombola Resina, município de Brejo Grande. Foto: Ascom/FPI

Integrantes da equipe de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais da FPI em Sergipe visitaram quatro comunidades quilombolas e uma indígena com o objetivo de analisar a percepção das comunidades acerca de suas potencialidades de interesse turístico - culturais e naturais. As visitas ocorreram de 1º a 10 de agosto, durante a FPI/SE.

Na ocasião, cerca de 120 pessoas participaram de atividades para discutir o turismo de base comunitária. Segundo Elias Silva, integrante da equipe de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais, o público foi bem participativo e receptivo ao tema. “Eles contaram histórias das origens das comunidades, lendas, causos, crenças, tradições. Deram exemplos de comidas tradicionais e ficaram surpresos em saber que esses são temas de interesse dos turistas. Também citaram vários locais e atividades que pra eles são comuns, mas que têm grande potencial para visitação e para Turismo de Base Comunitária”, explica.

Elias também relatou como ocorreram as oficinas. “Dividimos os participantes em pequenos grupos para debater as potencialidades de suas respectivas comunidades e depois apresentar para os demais grupos, como sugestões de roteiros de visitação”, completa.

Comunidades Tradicionais - As oficinas ocorreram em Brejo Grande, nas comunidades quilombolas de Brejão dos Negros: Santa Cruz e Resina; em Japoatã, na Comunidade Quilombola Ladeiras; em Ilha das Flores, na Comunidade Quilombola Bongue, e em Pacatuba, na Comunidade Indígena Fulkaxó.

Ascom FPI/SE

Ministério Público Federal em Sergipe
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *6CCR, *FPI São Francisco
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--