Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Eleitoral
12 de Setembro de 2022 às 17h15

Após impugnação do MP Eleitoral, TRE nega registro de candidatura da vice-governadora Eliane Aquino a deputada federal

Valdevan 90 também teve o registro de candidatura à Câmara dos Deputados negado na mesma sessão

Foto urna eletronica com textura e o texto "Eleições 2022"

Arte - Secom MPF

Em sessão realizada nesta segunda (12), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) negou registro de candidatura a deputada federal a Eliane Aquino, vice-governadora de Sergipe, atendendo a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral.

O julgamento, por unanimidade, confirmou a tese do MP Eleitoral de que Eliane Aquino deveria ter se desincompatibilizado de cargos em conselhos deliberativos de órgãos públicos para se candidatar a deputada. Eliane, por sua condição de vice-governadora, é presidente dos conselhos deliberativos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Estadual da Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (IPES/SE).

Valdevan 90 - No mesmo julgamento e também por unanimidade, o TRE acompanhou impugnação do MP Eleitoral e negou registro de candidatura à Câmara dos Deputados, a José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan 90. O candidato foi condenado por abuso de poder econômico nas eleições de 2018, tendo ficado inelegível após o julgamento. Na ocasião, a investigação do MP Eleitoral identificou fraude na prestação de contas de campanha do candidato, com depósitos e doadores irregulares, e a condenação do TRE-SE já foi confirmada pelo TSE.

Liminares - Os candidatos Fabio Henrique Santana de Carvalho e Christiano Rogério Rêgo Cavalcante, que também tiveram suas candidaturas contestadas pelo MP Eleitoral, tiveram os registros de candidatura confirmados hoje pelo TRE. Após a obtenção de liminares que acabaram afastando as respectivas inelegibilidades, o MP Eleitoral se manifestou pelo deferimento dos registros de candidaturas, que foram confirmadas pelo Tribunal.

Os candidatos com registro indeferido podem recorrer das decisões.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *MP Eleitoral, #Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 15h

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 15h, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar